Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Bairro Novo do Caximba

Prefeitura orienta empreiteira para execução da ampliação da Escola Joana Raksa

Reunião para definição de início das obras da Escola Municipal Joana Raksa, Bairro Novo do Caximba. Curitiba 31/03/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Representantes da empresa Alpha Construções e Serviços Ltda, de Três Lagoas (MS), vencedora do edital para a ampliação da Escola Joana Raksa, no Caximba, participaram da reunião de partida com técnicos da Prefeitura de Curitiba, nesta sexta-feira (31/3). É nesse momento que são alinhados os requisitos de execução, já expostos em edital, e explicadas as rotinas de acompanhamento por parte da fiscalização, supervisão e gerenciamento da obra.

A ampliação da Escola Joana Raksa faz parte do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Serão feitas quatro salas de aula, novo refeitório, cozinha, área para prática de capoeira e depósito, num total de 500 m² de área construída. A proposta da Alpha é executar a obra por R$ 2,3 milhões, e o prazo é de oito meses para entrega.

Durante a reunião de partida, técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Smop), da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) e da Secretaria Municipal da Educação (SME) detalharam as exigências de qualidade socioambiental do projeto, como o atendimento a questões de segurança do trabalho, respeito à legislação ambiental e envolvimento com a comunidade.

“A obra será feita com a escola em funcionamento. Então, o planejamento precisa ser ainda mais cuidadoso, para estabelecer isolamentos, acessos e rotinas que garantam a segurança de todos, sem comprometer a intervenção”, explica o secretário Rodrigo Rodrigues, titular da SMOP.

Cientes das regras de execução, que impactam das medições e nos pagamentos pelo serviço, a empresa agora elabora o cronograma e o plano de ataque, para definir a instalação de canteiro de obras, acessos, contratações e documentações exigidas. “Temos expectativa de contratar 20 pessoas para essa obra”, explica Bruno Queiroz, proprietário da Alpha.

O projeto do Bairro Novo do Caximba mantém convênio de capacitação de mão-de-obra com entidades da construção civil e disponibiliza um cadastro de pessoas interessadas em trabalhar nas fases de implantação, por meio do Escritório Local da Cohab.

LEIA MAIS