Começa no dia 6 de março, logo após a Quarta-feira de Cinzas (05/03), a edição 2025 do Fala Curitiba. O programa de consultas públicas foi apresentado nesta sexta-feira (14/2) aos novos secretários municipais e presidentes de empresas e fundações relacionadas à Prefeitura, durante reunião de trabalho no Centro de Eventos Imap Barigui.
Nos próximos seis meses, votação e escolha de prioridades poderão ser feitas pela internet, nas unidades móveis do Fala Curitiba que vão percorrer a cidade (para o público preencher os formulários impressos) e também nas reuniões presenciais nos bairros e nas regionais. Todo esse processo obedece às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Estatuto das Cidades sobre a participação popular na vida dos municípios.
OUÇA AQUI
Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)
“Apresentamos toda a estrutura e o funcionamento do Fala Curitiba para que, em agosto, tenhamos uma consulta muito representativa do que as pessoas pensam e querem para melhorar a vida na nossa cidade”, disse a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella, que conduziu a reunião. O Imap coordena o Fala Curitiba. O presidente da Urbs (empresa gerenciadora do sistema de transporte coletivo), Ogeny Pedro Maia Neto, ofereceu os terminais de ônibus para receber as unidades do Fala Móvel.
Consulta mais representativa
OUÇA AQUI
Marcelo Fachinello, secretário do Governo Municipal.
Segundo o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, que participou do evento, o Fala Curitiba é essencial para a definição das obras e serviços mais importantes para a cidade. “Está entre as prioridades do prefeito Eduardo Pimentel, que quer aumentar a participação das pessoas”, disse. Para chegar a esse resultado, argumentou, é importante toda a equipe da Prefeitura estar bem informada para esclarecer a população sobre a necessidade de cada um contribuir com a sua opinião. “É pra isso que estamos preparando o nosso time”, completou.
Balanço
Nos oito anos anteriores, o Fala Curitiba contou com 196.870 participações on-line e presenciais de pessoas que, a partir dos bairros, votaram em 503 obras e serviços considerados prioritários pela população.
As prioridades passaram a integrar a Lei Orçamentária Anual (LOA), o que significa garantia de execução pela Prefeitura. Pavimentação de ruas, melhorias em escolas e atrações culturais estão entre as benfeitorias escolhidas.