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Com a palavra, o cidadão

Prefeitura organiza equipe para ouvir a população no Fala Curitiba

IMAP reune secretários de todas as pastas para começar a acertar a estrutura para o FALA CURITIBA que começa em março. Curitiba 14/02/2025. Foto : Valquir Aureliano/SECOM

Começa no dia 6 de março, logo após a Quarta-feira de Cinzas (05/03), a edição 2025 do Fala Curitiba. O programa de consultas públicas foi apresentado nesta sexta-feira (14/2) aos novos secretários municipais e presidentes de empresas e fundações relacionadas à Prefeitura, durante reunião de trabalho no Centro de Eventos Imap Barigui.  

Nos próximos seis meses, votação e escolha de prioridades poderão ser feitas pela internet, nas unidades móveis do Fala Curitiba que vão percorrer a cidade (para o público preencher os formulários impressos) e também nas reuniões presenciais nos bairros e nas regionais. Todo esse processo obedece às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Estatuto das Cidades sobre a participação popular na vida dos municípios.

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Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)


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“Apresentamos toda a estrutura e o funcionamento do Fala Curitiba para que, em agosto, tenhamos uma consulta muito representativa do que as pessoas pensam e querem para melhorar a vida na nossa cidade”, disse a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella, que conduziu a reunião. O Imap coordena o Fala Curitiba. O presidente da Urbs (empresa gerenciadora do sistema de transporte coletivo), Ogeny Pedro Maia Neto, ofereceu os terminais de ônibus para receber as unidades do Fala Móvel. 

Consulta mais representativa

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Marcelo Fachinello, secretário do Governo Municipal.

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Segundo o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, que participou do evento, o Fala Curitiba é essencial para a definição das obras e serviços mais importantes para a cidade. “Está entre as prioridades do prefeito Eduardo Pimentel, que quer aumentar a participação das pessoas”, disse. Para chegar a esse resultado, argumentou, é importante toda a equipe da Prefeitura estar bem informada para esclarecer a população sobre a necessidade de cada um contribuir com a sua opinião. “É pra isso que estamos preparando o nosso time”, completou.

Balanço

Nos oito anos anteriores, o Fala Curitiba contou com 196.870 participações on-line e presenciais de pessoas que, a partir dos bairros, votaram em 503 obras e serviços considerados prioritários pela população. 

As prioridades passaram a integrar a Lei Orçamentária Anual (LOA), o que significa garantia de execução pela Prefeitura. Pavimentação de ruas, melhorias em escolas e atrações culturais estão entre as benfeitorias escolhidas.