Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fiscalização

Prefeitura notifica seis estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis

Prefeitura notifica seis estabelecimentos durante operação de fiscalização. Foto: Divulgação

 

Seis espaços de compra e venda de materiais recicláveis (sucatas e ferros-velhos) que estavam funcionando de forma irregular no bairro Boqueirão foram notificados pela Prefeitura. Os locais foram vistoriados na manhã desta quinta-feira (21/7), em mais uma etapa da Operação Retináculo. 

Todas as empresas apresentaram irregularidades como armazenar materiais em locais impróprios e não possuir alvará para funcionamento, entre outros problemas. Os proprietários foram instruídos a regularizar de imediato a situação junto aos órgãos municipais.

A ação conjunta é comandada pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito, com a Guarda Municipal e o Departamento de Inteligência, e contou ainda com as secretarias municipais do Urbanismo e do Meio Ambiente e representantes da Administração Regional do Boqueirão.

Guardas Municipais do Núcleo Regional do Boqueirão, do GOE (Grupo de Operações Especiais), GTM (Grupo Tático de Motos) e do GOC (Grupo de Operações com Cães) também participaram.

 

Combate ao crime

A Operação Retináculo tem como objetivo coibir o crime de receptação de materiais furtados que são patrimônio da Prefeitura de Curitiba, como grades de bueiros, fiação elétrica, cabos de comunicação, tampas, floreiras e materiais do mobiliário urbano.

“Essas ações são feitas de forma rotineira em bairros das dez administrações regionais. A presença das forças de segurança, como a Guarda Municipal, inibe crimes como furtos de materiais públicos da Prefeitura”, explicou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Esta é a sexta etapa da operação. As ações já passaram pelos bairros Pinheirinho, Santa Felicidade, Portão, Bairro Novo e CIC.

Quatro homens já foram presos pelo crime de receptação durante as vistorias da Prefeitura.

Em alta