O caminho está mais iluminado em 38 avenidas e ruas de 25 bairros de Curitiba. Desde abril até o dia 11 de setembro, a Prefeitura já trocou 3.217 lâmpadas e luminárias. Saíram as lâmpadas de vapor de sódio, amareladas, e entraram as de vapor metálico, de cor branca, mais modernas e eficazes.
As trocas já foram feitas em ruas dos bairros Boa Vista, Santa Cândida, Jardim Botânico, Alto da Glória, Cabral, Juvevê, Centro Cívico, São Francisco, Centro, Ahú, São Lourenço, Mercês, Prado Velho, Campo Comprido, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mossunguê, Portão, Seminário, Uberaba, Abranches, Barreirinha, Cajuru, Alto da XV e Tarumã.
Serão trocadas 4.261 lâmpadas, um investimento de R$ 2,5 milhões da Prefeitura. As novas luminárias têm potências de 150W, 250W e 400W e vão ficar em importantes avenidas e vias com grande circulação de veículos pedestres. As obras já atingiram 56% de execução e devem ser concluídas até o fim do ano.
Na região do Campina do Siqueira e do Santa Quitéria moradores e comerciantes aprovaram a nova iluminação. Para Izaias Viana Ferreira, empresário do ramo de automóveis, as novas lâmpadas proporcionam uma sensação maior de segurança à noite.
“Ficou muito bom, a Prefeitura está de parabéns. Antes as lâmpadas eram amarelas e não davam uma boa luminosidade”, disse Ferreira, que tem loja de venda de automóveis desde 1983 na General Mário Tourinho. “A boa iluminação inibe o vandalismo, a gente sai da loja depois das 20h30 e sente uma diferença grande com as novas lâmpadas”, definiu.
O comerciante Rogério Gonçalves também aprovou a troca de lâmpadas na Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes. “Melhorou bem, a iluminação ficou bem melhor. Antes estavam acontecendo alguns assaltos aqui na região. Agora creio que isto vai dar uma amenizada”, disse Gonçalves, que tem um açougue há 4 anos na esquina da Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes com a Rua João Alencar Guimarães, no Santa Quitéria.
Mutirão
“As lâmpadas substituídas são reaproveitadas em outros pontos da cidade, onde a população abriu chamados pelo 156 falando sobre locais apagados”, explicou Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública.
Do dia 1 de janeiro até 19 de setembro, as equipes de manutenção da Prefeitura atenderam a 57.398 solicitações da população, como troca de lâmpadas queimadas, equipamentos acessos durante o dia, substituição de cabos, reparos no sistema e consertos.
As novas luminárias já foram trocadas nas seguintes vias:
Prefeito Lothário Meissner: 90 luminárias
Engenheiro Ostoja Roguski: 27 luminárias
Marechal Mascarenhas de Moraes: 135 luminárias
Avenidas Paraná e João Gualberto: 368 luminárias
Rápida sentido Santa Cândida (Ruas Nicolau Maeder, Dep. Joaquim José Pedrosa, Canadá e São João): 151 luminárias
Rápida sentido Centro (Rua João Gbur, Jovino do Rosário, Belém, São Luiz, Avenida Anita Garibaldi e Rua Campos Sales): 177 luminárias
Inácio Lustosa: 71 luminárias
Senador Salgado Filho: 200 luminárias
Entorno da Igreja Campo Comprido: 13 luminárias
Padre Anchieta: 141 luminárias
Rodovia dos Minérios: 52 luminárias
Anita Garibaldi: 208 luminárias
Padre Agostinho: 106 luminárias
Professor Pedro Viriato P. de Souza: 151 luminárias
Martin Afonso: 98 luminárias
Ivo Zanlorenzi: 155 luminárias
Dep. Heitor Alencar Furtado: 337 luminárias
Mateus Leme: 176 luminárias
Arthur Bernardes: 145 luminárias
Heitor Guimarães: 53 luminárias
General Mário Tourinho: 66 luminárias
João Wisniewski: 30 luminárias
Estrada Nova de Colombo: 49 luminárias
Victor Ferreira do Amaral: 218 luminárias