O prefeito Rafael Greca é um dos convidados para o Festival Coolritiba 2023, que pretende atrair 25 mil pessoas à Pedreira Paulo Leminski neste sábado (20/5). Serão mais de 20 artistas nos palcos, levando ao público 14 horas de música. Gilberto Gil, Sandy, Liniker, Mitay, Tuyo e Marisa Monte estão no line-up. A Prefeitura estará presente com a Família Folhas, entre outras atrações parceiras do meio ambiente.
“Com esse time bom de artistas e essa proposta sustentável e de promoção da economia criativa, não posso faltar”, respondeu Greca aos empresários Gian Zambon e Bruno Neves, que visitaram Greca nesta quarta-feira (17/5), no Palácio Solar 29 de Março. Eles são executivos da Seven Entretenimento, responsável pelo evento.
Festival e cidade cool
Para Greca, o Coolritiba é um exemplo de como o turismo de eventos tem papel importante na aceleração econômica na capital. “Curitiba é a cidade mais cool do Brasil e esse evento faz parte da nossa estratégia como cidade ecológica, além de ser importante no processo de aceleração econômica”, ressaltou o prefeito.
O Coolritiba também vai ter exposições e intervenções artísticas, além de roda-gigante, tirolesa e skyfall.
Pelo meio ambiente
Pelo segundo ano consecutivo, a Família Folhas vai compartilhar com o público do festival de música Coolritiba, que ocorre no próximo sábado (20/5), na Pedreira Paulo Leminski, conceitos básicos de sustentabilidade para o dia a dia. Mas esta será apenas uma das ações da Prefeitura de Curitiba, durante o evento, para inspirar o público a ajudar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
No Parque das Pedreiras está sendo montado um ambiente "instagramável" composto por lambe-lambes sustentáveis da Família Folhas. Quem estiver no Coolritiba vai poder tirar uma foto com Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco, o pet folha de Fifo, em um ambiente próprio para as redes sociais.
Estratégias verdes
Além de estarem disponíveis para fotos, os personagens vão apresentar as diferentes ações da Prefeitura nos últimos anos que têm reforçado a posição de Curitiba como capital mais sustentável da América Latina.
Para mostrar iniciativas do programa Curitiba Mais Energia, o evento vai contar com uma árvore solar, composta por painéis fotovoltaicos, que pode ser usada pelo público para carregar smartphones usando energia limpa.
O Curitiba Mais Energia é um programa lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018 e que prevê o uso da energia limpa na cidade. Já foram instalados painéis solares no Palácio 29 de Março, na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico e no complexo Imap Barigui (Curitiba Solar), bem como em casas entregues pela Cohab Curitiba (Cohab Solar). Além disso, neste ano, foi inaugurada a Pirâmide Solar do Caximba, primeira do gênero instalada em um aterro sanitário na América Latina. Terminais de ônibus também estão recebendo placas de painéis fotovoltaicos neste momento.