A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quinta-feira (29) o portal Cidade do Conhecimento, o novo site da educação municipal que unificará os portais Aprender Curitiba e Digitando Futuro. Além de modernização do layout, a junção proporcionará maior agilidade aos usuários e economia de recursos públicos. O endereço de acesso é o www.cidadedoconhecimento.org.br.
O Portal Cidade do Conhecimento, desenvolvido pelo núcleo de tecnologia da Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), oferecerá serviços, informações e recursos para toda a comunidade.
A expectativa é que, com mais dinamismo e atrativos, a ferramenta eletrônica absorva os 466.435 usuários do Digitando Futuro e as 143.934 pessoas que acessavam o Aprender Curitiba, até então voltado principalmente aos profissionais da rede municipal de ensino, alunos e crianças atendidos nas escolas e creches municipais.
"Este é mais um importante investimento na transformação de Curitiba como cidade do conhecimento. Será uma importante ferramenta pedagógica a serviço dos professores e um espaço para discussão e troca de informações entre estudantes de toda a cidade", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.
Para quem acessava um dos dois portais a união trará importantes vantagens como atualidade e interatividade nos serviços e informações. O design das telas foi idealizado para fortalecer o envolvimento e o comprometimento com o trabalho educacional, além de facilitar a rotina dos professores, alunos e demais usuários.
As informações e notícias serão atualizadas diariamente, em tempo real. A navegação será mais fácil e os conteúdos, mais direcionados para cada tipo de público.
Já na estréia, os professores municipais poderão testar o portal fazendo a inscrição para a Semana de Estudos Pedagógicos, que acontecerá no fim de julho. Serão cerca de 14 mil profissionais acessando o novo endereço eletrônico para participar do principal evento de capacitação profissional oferecido pela Secretaria Municipal da Educação.
Acessando o portal, os profissionais da educação poderão ainda conferir dados específicos da carreira, como remanejamento de vagas, regime integral de trabalho (RIT), permuta, cursos e conteúdos. Será possível fazer matrículas, conhecer o processo da alimentação escolar, obter informações sobre transporte escolar, livros didáticos e conferir os cursos de educação permanente oferecidos nas escolas municipais.
Já os alunos terão espaço para divulgação e acesso do jornal Extra-Extra, enviar e-mails e conhecer conteúdos direcionado a educação. Também estarão disponíveis os serviços de gramática virtual, o acervo de livros dos Faróis do Saber, informações sobre exames de equivalência e sobre cursos de informática.