Contribuintes de Curitiba contam agora com um novo serviço, sempre que precisarem de informações relativas à dívida ativa. A Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) acabam de lançar um novo o robô da Prefeitura de Curitiba capaz de responder as dúvidas mais comuns sobre dívida ativa.
O chatbot, assistente virtual que usa a inteligência artificial (IA) para se comunicar com as pessoas, ganhou o nome de Divinha.
O curitibano também conta com o chatbot da Prefeitura da capital para obter informações sobre prevenção contra dengue, IPTU, vacinação, Guia Curitiba e notícias da semana. Para ter acesso à funcionalidade, a pessoa precisa mandar uma palavra como mensagem (“Bom dia”, por exemplo) para o número (41) 99876-2903. Aí é só seguir o passo a passo.
Os chatbots da Prefeitura de Curitiba são importantes ferramentas para facilitar a comunicação entre o cidadão e o município sobre os serviços da capital.
Durante a pandemia, Curitiba também usou a tecnologia para informar o cidadão sobre as ações do município no combate à covid-19.
Dúvidas
Levantamento da Procuradoria Fiscal (PGF), área responsável pela dívida ativa no Município, revela que são respondidas mensalmente 1.800 mensagens que chegam por e-mail.
A expectativa é que o assistente atenda a todos os pedidos que antes chegavam pelo e-mail. Com a transição, o contribuinte receberá a resposta de forma imediata. Por outro lado, os servidores, profissionais que acumulam outras tarefas, poderão dedicar-se a novas atividades dentro da PGF.
Dezenas de perguntas
“Fizemos um amplo levantamento das perguntas mais comuns e preparamos a Divinha para respondê-las. Percebemos que, de modo geral, as pessoas perguntam coisas simples, temas que ela pode atender muito bem e de forma rápida”, avalia a procuradora Patrícia Pomoceno, ao ressaltar que a PGM pretende fazer os ajustes necessários, ampliando os temas para os quais ela estará preparada ao longo das próximas semanas.
“Trata-se de projeto de escopo aberto, que melhora todos os dias”, completa a procuradora.
Divinha utiliza inteligência artificial generativa, que funciona através de modelos de aprendizado. “A máquina é treinada com base em dados e ela é capaz de entender diferentes formas de questionamento, sempre mantendo o contexto. A IA aprende os padrões e consegue desenvolver uma conversação humanizada. Depois de treinada, pode gerar novos conteúdos”, explica o representante da Superintendência de TI da Smap neste projeto, Francisco Ogura.
Nesta fase da implantação do chatbot, a assistente não enviará o documento de arrecadação fiscal (DAM) aos que o solicitem devido a parcelamento, por exemplo. Mas ela encaminhará o link para que o contribuinte gere o DAM.
O e-mail criado durante a pandemia, devido à impossibilidade de atendimento presencial, ainda ficará ativo por algumas semanas. Assim que a Divinha estiver mais consolidada, este será o canal de comunicação para quem quiser o atendimento remoto.
Dúvidas complexas
O atendimento presencial continua disponível aos contribuintes na sede da PGM, na Avenida João Gualberto, 241, no Centro, mediante agendamento pela Agenda online.
Nas Ruas da Cidadania também é possível ter atendimento nas unidades da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, sem agendamento. Dependendo da dúvida, a equipe da SMF está presente ainda no prédio central da Prefeitura de Curitiba, mediante agendamento.
Como surgiu o nome
Divinha foi o nome escolhido por votação entre os servidores da Procuradoria Fiscal, entre três opções, todas sugeridas pelo grupo que já trabalha na área da dívida ativa.
A Procuradoria-Geral do Município já tem tradição na busca por soluções inovadoras. Uma das primeiras experiências com IA na Prefeitura de Curitiba foi desenvolvida na PGM que, desde 2018, conta com o CPPGM, o Controle de Processos da PGM, sistema utilizado para o controle, peticionamento e o acompanhamento dos processos judiciais que envolvem o Município de Curitiba.
Sem uso de papel e totalmente por meio da internet, o sistema evoluiu a partir das experiências dos usuários. O CPPGM é integrado ao Sistema Único de Protocolo (SUP), sistema eletrônico corporativo da Prefeitura de Curitiba e ao Projudi, o Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná.
A inteligência artificial permitiu a automação de tarefas repetitivas na Procuradoria Fiscal a partir de 2021. Já naquele ano a PGM tinha em seus planos ter um robô para responder diretamente aos contribuintes, ideia que foi concretizada em 2024.
Em 2023, a PGM realizou diversas iniciativas que envolveram os servidores de toda a Procuradoria. O programa PGM 2023: Rumo à Inovação, promoveu um amplo programa de capacitação, além do desenvolvimento de práticas e mudanças nos processos de trabalho para atender mais e melhor ao cidadão de Curitiba.