Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obras públicas

Prefeitura investe para melhorar estrutura na nova Regional Tatuquara

A nova Administração Regional Tatuquara – que abrange os bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara – “nasce” oficialmente neste sábado (14), mas a Prefeitura de Curitiba já vem fazendo nos últimos três anos um intenso trabalho para melhorar a infraestrutura da região, onde vivem cerca de 111 mil pessoas. Foto: Luiz Costa/SMCS

A nova Administração Regional Tatuquara – que abrange os bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara – “nasce” oficialmente neste sábado (14), mas a Prefeitura de Curitiba já vem fazendo nos últimos três anos um intenso trabalho para melhorar a infraestrutura da região, onde vivem cerca de 111 mil pessoas. O investimento abrange obras de pavimentação e prevenção contra enchentes, a construção de Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs), de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um novo Portal do Futuro e a implantação de parques, entre outras melhorias. São intervenções que começam a transformar a região e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Com o objetivo de melhorar o deslocamento dentro da região e para outros pontos da cidade, os três bairros já receberam desde 2013 quase dez quilômetros de asfalto novo, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, beneficiando cerca de 40 trechos de ruas. Três desses trechos foram entregues à população do Tatuquara no último mês: 236 metros de asfalto na Rua Juarez Távora (entre Jovenilson Américo de Oliveira e Wacílio Zacachuka), 189 metros em toda a extensão da Travessa Rufino Gonçalves e 138 metros em toda a extensão da Rua Nhô Belarmino. Os números não incluem as operações tapa-buraco realizadas na região – inclusive esta semana, quando a Prefeitura realiza uma Operação Concentrada no Tatuquara, com serviços de várias secretarias.

Além disso, há obras de pavimentação previstas para o entorno dos conjuntos habitacionais instalados ou em processo de instalação na regional. Para atender os moradores dos conjuntos Moradias Ludovica, Monteiro Lobato e dos Evangélicos, será implantado pavimento alfáltico numa extensão de 5,3 quilômetros.

Educação

Na área da educação, dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs Campo do Santana/Rio Bonito e Moradias da Ordem II) tiveram suas obras finalizadas e estão sendo preparados para abrigar crianças no próximo ano. Outros três CMEIs estão em construção: CMEI Rio Bonito IV, CMEI Moradias Hortênsias e CMEI Timbori/Campo do Santana.

Portal do Futuro

O recém-concluído Portal do Futuro Tatuquara tem como público-alvo o jovem de até 29 anos, porém tem atendido toda a comunidade com atividades como aulas de ginástica e esportes diversos, além de palestras e cursos profissionalizantes como o de Recondicionamento de Computadores.

Saúde

Na saúde, o acesso da população do Tatuquara terá um ganho importante com a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) que está sendo erguida na região e, quando concluída, terá capacidade para realizar 15 mil atendimentos mensais. A UPA Tatuquara tem previsão de ser entregue no primeiro semestre de 2016 e será a décima Unidade de Pronto Atendimento de Curitiba.

Drenagem

Para minimizar eventuais problemas de inundação, são periodicamente realizadas obras preventivas de drenagem e macrodrenagem na região. Nos últimos dois meses, por exemplo, foram executados no bairro Tatuquara serviços de limpeza e desobstrução do canal na Rua Jornalista Emílio Zola Florenzano e limpeza mecânica e desassoreamento no Arroio Gleba da Ordem, entre o Rio Barigui e a Rua Jovenilson Américo de Oliveira.

Além das ações de limpeza e desassoreamento, obras de contenção de encostas e construção de muros de arrimo também foram feitas no Tatuquara e Campo do Santana. Exemplos de intervenções de porte são a execução de contenção em concreto armado na Rua José Mulaski Gebert com a Rua Hamilcar Pizatto (extensão de 502 metros), execução de contenção de margens e alas em concreto na Rua José Mulask Gebert, no Arroio Gleba da Ordem, e execução de muro de arrimo em gabião no Ribeirão dos Padilhas, próximo a Rua Joel Carzino (extensão de 80 metros).

Também está em execução a construção de muros de contenção, numa extensão de 22 quilômetros do Rio Barigui, obra que evita a erosão do solo à margem do rio e assoreamento do rio e vai beneficiar além do Tatuquara e Caximba, os bairros Fazendinha, Campo Comprido e CIC.

Novos parques

A Prefeitura também está assegurando a conservação de áreas verdes na região, até há pouco tempo esquecida nesse aspecto. Em março foi entregue o Parque do Bugio, maior refúgio urbano de vida silvestre do país, situado onde o Rio Barigui encontra as águas do Rio Iguaçu. A preservação do espaço, com 827 hectares, é garantida por um acordo metropolitano que inclui os municípios vizinhos de Fazenda Rio Grande e Araucária.

Em outubro foi assinada a ordem de serviço para a implantação do Parque Rio Bonito, localizado próximo ao conjunto habitacional Moradias Rio Bonito, no bairro Campo de Santana. A obra, orçada em R$ 6,8 milhões, conta com recursos do município e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e terá quadra poliesportiva, canchas de futebol de areia, cancha de vôlei, academia ao ar livre, kits com equipamentos de ginástica, parquinhos infantis com equipamentos adaptados para crianças com dificuldades motoras, paraciclos, churrasqueiras, pista de compartilhada para pedestres e ciclistas entre outros atrativos. O novo parque integra o programa  Rio Parque de Conservação-Barigui que prevê a implantação de áreas de preservação e de lazer ao longo do Rio Barigui a partir da integração dos conjuntos dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha, Reserva do Bugio e de parques em implantação, como o da Rua Paulo Roberto Biscaia e o Parque Rio Bonito.

Pequenas intervenções como instalação de lombadas, travessias elevadas e semáforos para disciplinar e orientar o trânsito na regional Tatuquara também foram executados. Pelo menos seis academias ao ar livre foram montadas para levar aos moradores a oportunidade de exercitarem-se de forma gratuita. No Campo do Santana, inclusive, uma pista de skate foi construída levando mais uma opção de diversão e esporte a comunidade local. E para o próximo ano estão asseguradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a reforma de praças e áreas de lazer e a implantação de um Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU).

Linhas de ônibus

Para melhorar o acesso à nova Rua da Cidadania do Tatuquara, a Urbs vai ampliar a extensão das linhas alimentadoras Lardim Ludovica e Santa Rita/Pinheirinho. Um novo ponto de parada será instalado ao lado da Rua da Cidadania.