Em setembro, o prefeito Rafael Greca inaugurou a nova sede do Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) Professora Noeli Terezinha Pereira. Localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o novo espaço, adjacente ao almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação (SME), reforça o compromisso da administração municipal com a educação e o desenvolvimento profissional.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e familiares da Professora Noeli Terezinha Pereira, cuja memória o espaço homenageia. A nova sede do CDP, com capacidade para até 210 pessoas, substitui a antiga instalação que comportava apenas 50 pessoas. O moderno auditório é equipado com tecnologia multimídia e atende a critérios de acessibilidade.
Durante a cerimônia, o prefeito Rafael Greca ressaltou a importância da nova estrutura para a promoção de um ambiente de aprendizado e desenvolvimento contínuo, que pode ser aproveitado inclusive pela comunidade em geral.
“Esse espaço requalificado, com 210 lugares, servirá para a formação profissional da nossa rede municipal de ensino e se somará a outros auditórios da cidade, incluindo a Universidade Livre do Professor e a Escola de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli. É uma instalação de alta qualidade que atende à necessidade de espaços dignos e amplos, cobrindo toda a grande Curitiba. Viva a formação profissional, viva a educação e a cidade educadora”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, mencionou a descentralização dos CDPs como um dos compromissos da gestão. “Atualmente, temos 12 espaços descentralizados em Curitiba, alinhados à nossa estratégia de descentralização. Desde o início da gestão, oferecemos mais de 1,8 milhão de vagas em nosso Programa Veredas Formativas para os profissionais da educação de Curitiba”, declarou Bacila.
História
O centro foi nomeado em homenagem à professora Noeli Terezinha Pereira, uma educadora da rede municipal de ensino. Nascida em Curitiba em 1951 e falecida em 2004, Noeli Pereira dedicou sua vida à alfabetização e à formação de novos professores. A nova sede do CDP reflete a importância de seu trabalho e serve como um tributo ao seu legado na educação.
“É um sentimento de gratidão, de alegria e de muita emoção porque a minha mãe era uma professora da rede, do chão de escola, trabalhava em prol das crianças e ajudava muitos professores colegas. Então ter um espaço formativo tão lindo, com essa qualidade, traz uma emoção muito grande”, disse Luciana Zaidan, filha da homenageada e também servidora da Secretaria da Educação. Ela estava acompanhada de sua irmã Claudia e de sua sobrinha Izabeli.
Além da nova instalação, estão previstas futuras obras de adequação, incluindo a instalação de uma copa e a reforma dos sanitários, que visam melhorar ainda mais a funcionalidade do espaço.
Estiveram presentes a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; e a chefe do NRE CIC, Ângela Piotto.