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Projetos estruturantes

Prefeitura fortalece monitoramento social no projeto de mobilidade urbana do Novo Inter 2

Atendimento social da UTAG entre famílias e comércio impactados pela obra na Victor Ferreira do Amaral. Na imagem, o casal Euci Furlan e José Ribeiro Cardoso 77, aposentados. Curitiba, 05/03/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), tem intensificado o monitoramento social nas obras que integram os projetos do Novo Inter 2, uma das principais iniciativas de mobilidade urbana na cidade. Cinco meses após a implementação da ferramenta, o indicador de satisfação geral avançou mais de 30% nos lotes monitorados do Novo Inter 2. O trabalho busca aprimorar o acompanhamento da execução das intervenções e garantir uma presença ativa tanto nas frentes de trabalho quanto no relacionamento com a comunidade.

O monitoramento social inclui visitas técnicas aos canteiros de obras, escuta ativa da população, registro de queixas, realização de pesquisas de percepção e acompanhamento dos impactos decorrentes das intervenções. Esse trabalho, elaborado e conduzido por uma equipe interdisciplinar, fortalece a comunicação entre a equipe técnica e os moradores e, com isso, permite um atendimento mais qualificado e a adoção de medidas para mitigar eventuais impactos socioambientais.

Até 2023, as obras do Novo Inter 2 eram acompanhadas por meio de vistorias técnicas e monitoramento das queixas recebidas via Central 156, e-mail, telefone e WhatsApp. Desde setembro do ano passado, a Utag passou a aplicar a ferramenta do monitoramento social. O objetivo dela é mensurar a percepção da população sobre a execução das obras por meio de pesquisas de campo com moradores e comerciantes afetados.

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Marcio Teixeira, coordenador-geral da Utag.

“A análise dos dados aponta que a percepção da comunidade em relação às obras tem melhorado. Isso reflete o compromisso da administração municipal em reduzir impactos negativos”, diz Marcio Teixeira, coordenador-geral da Utag. “A entrega de trechos concluídos tem gerado avaliações mais positivas. Neles, ficam mais evidentes os benefícios diretos das intervenções.”

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Marcio Teixeira, coordenador-geral da Utag.

Resultados do monitoramento

O monitoramento ocorre por meio de um questionário estruturado em nove questões, que abordam temas como qualidade da comunicação sobre as atividades, segurança e acessibilidade nos trechos em obras e condições ambientais. Os dados coletados são transformados em indicadores, que auxiliam na tomada de decisões e na identificação de áreas que demandam mais atenção.

A ferramenta tem demonstrado melhoria progressiva nos indicadores monitorados. De setembro de 2023 a fevereiro de 2024, o indicador de satisfação geral cresceu de 51 para 67 pontos, equivalente a um avanço de 31%, impulsionado especialmente pelo desempenho ambiental, que saltou de 54 para 77 pontos. O indicador de segurança e acessibilidade também apresentou melhora, ao passar de 55 para 65 pontos. O indicador referente à comunicação foi de 37 a 47 pontos no mesmo período.

De acordo com dados da Assessoria Técnica Social da Utag, os temas mais frequentes levantados pelos cidadãos são Segurança e Acessibilidade, seguidos de Qualidade da Obra, Comunicação, Desempenho Ambiental e Outros. A segurança e a acessibilidade despontam como as principais demandas da população, especialmente em relação ao acesso aos imóveis, trânsito e sinalização.

Para enfrentar os desafios, a equipe social tem intensificado sua atuação na cobrança por soluções e no diálogo com as empresas responsáveis pelas obras. Essa aproximação fortalece o canal de comunicação entre os cidadãos e as equipes de execução, permitindo que as demandas sejam tratadas de forma mais ágil e eficiente.

Melhoras de percepção

Nesta semana, as entrevistas foram realizadas no Lote 4 do Novo Inter 2, no bairro Capão da Imbuia. Moradores da Rua Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho compartilharam suas opiniões sobre as obras e o trabalho social desenvolvido.

No Lote 4, especificamente, houve melhoria contínua na percepção da população. O desempenho ambiental apresentou os melhores resultados, indicando que as ações da empreiteira para mitigar impactos foram eficazes. O indicador referente a segurança e acessibilidade demonstrou crescimento e posterior estabilidade, enquanto a comunicação apresenta tendência de melhoria. Como grande parte do escopo desse lote já se encontra em fase final, a conclusão das intervenções é refletida na percepção mais positiva dos moradores.

O aposentado João Cardoso, morador da região há mais de 50 anos, destacou sua satisfação com as melhorias e o atendimento às demandas da comunidade. “O trabalho dela é sensacional. Tive uma questão com meu muro, que foi atendida. Melhorou a sinalização, a rua ficou ótima”, afirmou. Durante a visita, a assistente social identificou a necessidade de instalação de uma grelha na entrada da garagem do morador e encaminhou a solicitação para providências.

Já o casal José Ribeiro e Euci Furlan Ribeiro, de 77 anos, que também vivem na região há mais de cinco décadas, ressaltaram a organização da obra e o cuidado com os pedestres. “Tinha boa comunicação quando precisavam fazer alguma coisa aqui na frente. Faziam cercados para o acesso dos pedestres, até davam atenção especial aos vizinhos com deficiência física”, comentou Euci.

“Nosso objetivo é garantir que a comunidade seja ouvida e que suas demandas sejam encaminhadas de forma eficiente. Durante as visitas, buscamos entender as preocupações dos moradores, oferecer esclarecimentos sobre as obras e intermediar soluções”, diz Alexandra de Souza Machado, assistente social responsável pelas entrevistas.

O impacto da obra nessa área exige um acompanhamento próximo para garantir segurança, acessibilidade e minimizar transtornos, especialmente devido à importância da Avenida Victor Ferreira do Amaral, eixo contemplado pelas obras e principal via conectora com Pinhais e Piraquara, na região metropolitana.