O aniversário de 332 anos de Curitiba será celebrado no dia 29 de março, mas uma extensa programação comemorativa ocorre durante todo o mês. A entrega de obras de requalificação de ruas no Capão da Imbuia e o lançamento do Vale-Alimentação Ecocidadão são os destaques desta sexta-feira (14/3).
Pela manhã, às 9h30, o prefeito Eduardo Pimentel entrega oficialmente as obras de reurbanização das ruas 21 de Junho e Hayton da Silva Pereira, no Capão da Imbuia (Regional Cajuru). As intervenções fazem parte do programa de modernização e aumento da velocidade da linha de ônibus Inter 2 e contemplam melhorias estruturais e urbanísticas, garantindo mais segurança, acessibilidade e fluidez viária para a região.
Na Rua 21 de Junho, as melhorias foram feitas em um trecho de 185 metros, entre as ruas Olga Balster e Hayton da Silva Pereira. Na Hayton da Silva Pereira, a obra englobou 665 metros, entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rua Osmário de Lima.
Em ambas, a Prefeitura instalou nova rede de drenagem, infraestrutura de fibra óptica, pavimentação em concreto, meio-fio e calçadas acessíveis, paisagismo com plantio de grama e árvores, nova sinalização de trânsito e iluminação.
Vale-alimentação
À tarde, às 15h, Eduardo Pimentel vai ao bairro São Miguel (Regional CIC) lançar o vale-alimentação para os cerca de 1.000 catadores e catadoras de material reciclável que participam do programa Ecocidadão. Cada um vai ganhar um voucher no valor de R$ 440 por mês para comprar alimentos nos 35 Armazéns da Família de Curitiba.
O programa é inédito na cidade e feito em uma parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento ocorre na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Corbélia (Rua Victor Grycajuk, 121, São Miguel).
No mesmo evento, o prefeito vai assinar o decreto municipal que institui a Comissão para a discussão e elaboração da Política Municipal de Resíduos Sólidos de Curitiba.