Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Milhão de Árvores

Prefeitura faz terceira entrega de mudas do ano e programa já supera 60 mil árvores plantadas em Curitiba

Distribuição de mudas de árvores na Regional Matriz. Curitiba, 29/04/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta terça-feira (29/4) a terceira ação do ano do programa Meio Milhão de Árvores, iniciativa da gestão de Eduardo Pimentel com o objetivo de plantar 500 mil mudas em quatro anos de governo. São mais dez mil mudas de árvores nativas e frutíferas disponibilizadas para distribuição gratuita em dez regionais da cidade. 

A terceira etapa começou pelas regionais Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Tatuquara, com oito mil mudas. Nesta quarta (30/4), as entregas vão ocorrer nas duas regionais que faltam, Santa Felicidade e Boqueirão, pela manhã, completando as 10 mil unidades programadas para distribuição.

Ao todo, considerando as ações do programa e outras atividades, já foram plantadas mais de 60 mil mudas de árvores nos primeiros meses de 2025. 

“Cada um fazendo a sua parte, e a Prefeitura plantando nos parques, fundos de vale, nas ruas e avenidas, nós vamos chegar ao objetivo do meio milhão de árvores”, comenta o prefeito Eduardo Pimentel. 

Variedade

Desta vez, foram disponibilizadas mudas de Araçá, Cerejeira do Japão, Uvaia, Ingá-Banana, Dedaleiro, Palmeira Imperial, Branquilho, Calistemon, Cereja do Mato, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Palmito Jussara, Pitanga e Timbó. Cada pessoa pode levar até cinco unidades. 

Maria Aparecida Souza Franco, 67 anos, aposentada, mora no Centro, mas vai plantar na casa de familiares no Centenário. 

“Já peguei das outras vezes. É uma grande iniciativa, que contribui com quem planta e também, claro, com a cidade como um todo”, diz Maria Aparecida. 

Morador da Vila Izabel, o engenheiro Eduardo Neves, 45 anos, aproveitou a ida ao trabalho para passar na Regional Matriz e retirar algumas mudas. 

“Eu moro em prédio, mas as casas da minha família sempre foram muito arborizadas e temos espaço para plantar. É uma medida importante da Prefeitura”, afirma Neves.

Controle

Desta vez, os interessados em receber as mudas tiveram de apresentar um documento e um comprovante de residência para a retirada. 

Primeira pessoa a retirar mudas na Regional Matriz, Marivone Buhrer deixou a Praça Rui Barbosa com cinco tipos diferentes. A aposentada, 79 anos, pretende plantar em sua casa no Alto Boqueirão.

“Eu e meu filho, Odair, gostamos muito de plantas e temos um espaço para isso. Mas é importante ter essa responsabilidade sobre o destino das mudas e o local onde elas serão plantadas”, comentou Marivone. 

A exigência de documentação tem como objetivo cadastrar o destino das mudas para que seja feito um controle de georreferenciamento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As informações serão incluídas no Hipervisor da Prefeitura, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.

Capital mais arborizada

O Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgado no dia 17 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Curitiba como a quarta capital mais arborizada do Brasil, atrás apenas de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO).     

A média nacional de ruas que possuem pelo menos uma árvore por rua é de 66%. Em Curitiba, esse índice é de 85,2% das vias. 

Com 52 parques, Curitiba também tem uma das maiores áreas verdes por habitante do Brasil. Nos últimos oito anos, a capital paranaense aumentou a área verde por habitante de 62 metros quadrados para 68 metros quadrados. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para áreas verdes urbanas é de um mínimo de 12 metros quadrados de área verde por habitante.

Bom para o meio ambiente

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.

Plantio responsável

Todo plantio de árvores feito em ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal. 

Segundo o diretor do departamento, José Roberto Roloff, plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Quando o morador quiser plantar árvores em ruas ou áreas públicas, deve fazer antes a solicitação pela Central 156 informando o local. O pedido será enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a avaliação.

Entrega de mudas de árvores

Quarta-feira (30/4)

MANHÃ

Santa Felicidade
Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213.

Boqueirão
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430.