Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Arborização

Prefeitura faz replantio para compensar supressões de árvores por conta de obras do Inter 2

Prefeitura faz replantio para compensar supressões de árvores por conta de obras do Inter 2. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), começa, a partir da próxima semana, a executar o plano de arborização do Projeto do Novo Inter 2. O plantio de 4 mil mudas, previsto para ser feito nas ruas dos bairros Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim Social, Bairro Alto e parte do Cajuru, faz parte da compensação ambiental pela supressão de indivíduos arbóreos nas áreas das obras do Lote 4 do Novo Inter 2, na Victor Ferreira do Amaral.

O projeto de alargamento das pistas e as obras de drenagem preveem a supressão de 33 tipuanas, na primeira etapa, e outras 52, na segunda fase, entre as ruas Olga Balster e a Linha Verde. Antes de autorizar a supressão das árvores, a equipe de Supervisão Ambiental da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) confirma os atingimentos indicados nos projetos por meio de topografia e a visita in loco, com vistoria de cada planta.

"É feito um trabalho minucioso de avaliação de cada árvore, bem como estudos de correções geométricas que possam evitar o corte. A supressão só é autorizada quando esgotadas todas as possibilidades”, explica Marilza do Carmo Oliveira Dias, secretária municipal do Meio Ambiente.

As árvores que serão retiradas terão atingimento total e/ou dano estrutural nas raízes, o que, no caso da tipuana, pode aumentar o risco de queda por conta da fragilidade da sustentação. A substituição da arborização no local da obra será feita na proporção de duas novas árvores para cada suprimida, na fase de execução do projeto de paisagismo. “As mudas novas serão adequadas à arborização viária e, sendo mais jovens, terão maior capacidade de captação de carbono”, explica a bióloga Sandra Guapyassu, da Utag.

Outro ponto em que a arborização será readequada é no entorno da Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, no bairro Cabral. Neste local, serão cortadas 15 unidades de pinus, uma espécie exótica invasora, que ameaça o ecossistema urbano. O Decreto 473, de 2008, determina inclusive a extinção de espécies exóticas invasoras e a substituição por árvores nativas. O corte neste ponto vai permitir a remodelação das calçadas, garantindo a caminhabilidade para pedestres e o estímulo à mobilidade ativa, uma das premissas do protótipo da nova estação do Inter 2.

Para ampliar ainda mais as áreas de replantio e contribuir com o desafio de arborização de 100 mil árvores por ano plantadas da Prefeitura de Curitiba, a SMMA vai avaliar as áreas remanescentes dos lotes desapropriados pelas obras do Novo Inter 2 e entender quais pontos são possíveis de ajardinamento e plantio de novas mudas. "Fechamos 2023 com mais de 450 mil mudas de árvores plantadas, superando o desafio de plantio de 100 mil árvores por ano iniciado na primavera de 2019”, diz Marilza.