Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Centro Cívico

Prefeitura faz obras para melhorar tráfego na Rua Aristides Teixeira

Prefeitura faz obras para melhorar tráfego de veículos na Rua Aristídes Teixeira esquina com Av. Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Curitiba, 23/02/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Prefeitura está fazendo adaptações viárias para melhorar a circulação de veículos no entorno do binário Mateus Leme/Nilo Peçanha. O foco da nova intervenção é o cruzamento da Avenida Cândido de Abreu com as ruas Aristides Teixeira (continuação da Roberto Barrozo, que começa no bairro Vista Alegre) e Comendador Fontana, no Centro Cívico.

Para desafogar a Aristides Teixeira, que recebe parte do tráfego vindo do binário, a Superintendência de Trânsito (Setran) reposicionou o semáforo já existente entre Cândido de Abreu e Aristides Teixeira. A alteração foi feita na última semana e visa criar condições para reduzir a área do canteiro existente no local e, assim, alargar a pista.

Com isso, será possível abrir uma nova faixa de tráfego para os veículos que vêm da Aristides Teixeira. Os motoristas que hoje trafegam à direita desta via terão a possibilidade de seguir por ela para chegar à Comendador Fontana. Atualmente isso só é possível para os carros que estão nas faixas esquerda e central.

Quem trafega pela direita só pode fazer a conversão à direita na Cândido de Abreu (sentido Praça Tiradentes). As obras para permitir o alargamento da Aristides Teixeira vão começar nesta segunda-feira (12/03), com o início da retirada do canteiro central do local. A previsão é que esse serviço de manutenção termine na quarta-feira (14/03).
 

Binário

O binário entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha foi implantado em novembro de 2017. De lá para cá, o comportamento do motorista que passa pela região foi observado por equipes técnicas e algumas alterações foram executadas pela Setran para tornar o trânsito mais seguro para pedestres, veículos e ciclistas.

Uma nova faixa de pedestres foi pintada no cruzamento da Nilo Peçanha com Senador Xavier da Silva. Foi reduzida a velocidade máxima permitida tanto na Nilo Peçanha como na Mateus Leme, de 60 km/h para 50 km/h - em trechos com grande circulação de pessoas, o limite permanece de 40 km/h e, próximo a escolas, de 20 km/h.

Além disso, equipes da Escola Pública de Trânsito (EPTran) desenvolveram ações educativas para chamar a atenção dos motoristas sobre o novo limite de velocidade. Desta forma, é possível utilizar radares estáticos - aparelho acoplado a um tripé - no trecho, conforme previsto em legislação específica.