Os bairros estão recebendo uma série de ações para preparar a cidade para os dias de chuvas volumosas, com obras e serviços voltados à prevenção de alagamentos. No Uberaba, na área conhecida como Vila União, equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na limpeza, desassoreamento e remoção de entulhos da vala de drenagem junto à Rua Waldomiro Daldigan, entre a Rua Luiz Venâncio e a Rua Lourdes Erzinger Correia.
O serviço começou na última segunda-feira (10/10), numa extensão de 300 metros da vala de drenagem que é uma estrutura que serve para escoar a água das chuvas em locais suscetíveis a alagamentos. Com a ajuda de uma escavadeira hidráulica estão sendo retirados entulhos e vegetação, que acumulados na vala reduzem a vazão da água no local. O serviço inclui a desobstrução das tubulações da galeria de águas pluviais que desembocam na vala.
Na mesma estrutura de drenagem, porém na altura onde a via é nomeada como Rua Lourdes Erzinger Correia, outros 900 metros de extensão passarão pelos serviços de limpeza, desassoreamento e remoção de entulhos para ampliar a capacidade de escoamento.
“A limpeza e desassoreamento de valas são realizadas pensando na prevenção das chuvas e enxurradas, para um melhor escoamento das águas. O trabalho preventivo é muito importante”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Ecopontos
Boa parte do material retirado do canal foi parar na estrutura por descaso de parte da população. Pneus, colchão, sofá, cobertores, sapatos, animais mortos, cones estão entre os volumes que estavam acumulados ali. O lixo descartado de forma incorreta pode gerar poluição, proliferação de doenças e facilitar a ocorrência de enchentes, além de aumentar os gastos com limpeza pública. Os Ecopontos são boas alternativas para descarte correto de restos de construção civil, madeira, poda e limpeza de jardins, mobiliário e eletroeletrônicos inservíveis.
Adivan Rodrigues é catador de materiais recicláveis e mora com a família na rua Waldomiro Daldigan, na altura onde o desassoreamento da vala está sendo realizado. Para ele, a esposa Ivone e o filho Rodrigo, manter a vala livre de materiais descartados de forma incorreta é obrigação de todos os vizinhos, mas como incentivo os três mantém uma pequena horta nas proximidades da vala, para prevenir que o espaço vire ponto de entulhos.
“Tá ficando muito bem feito esse serviço, estamos contentes porque vai ser mais difícil da água da chuva alcançar a rua, as casas, como acontecia antigamente, mas seria bom mesmo que a população respeitasse e deixasse tudo limpo, sem lixo e entulho na vala”, disse Adivan Rodrigues.
Curitiba contra cheias
Ações de limpeza de valas, desassoreamento de canais e rios, limpeza de estruturas coletoras das águas pluviais fazem parte do conjunto de serviços de drenagem que a Prefeitura executa em todas as regionais para tornar Curitiba mais resiliente aos efeitos das fortes chuvas. “O Programa Curitiba Contra Cheias reúne obras e intervenções capazes de proporcionar maior controle da capacidade de vazão dos rios, diminuindo o potencial destrutivo dos eventuais alagamentos”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues.
O diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, Ubiratan Cardoso explica que, além de evitar a destinação de lixo nos canais de drenagem da cidade, o cidadão pode contribuir solicitando reparos nas estruturas que apresentarem necessidade. "O cidadão pode solicitar serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas", diz Cardoso.