A Prefeitura está dando sequência ao trabalho de manutenção das estruturas de drenagem da cidade. Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), trabalham em diferentes pontos da cidade realizando intervenções com o objetivo de corrigir problemas em galerias de águas pluviais e córregos e assim prevenir alagamentos.
Na semana passada foi finalizado o trabalho de drenagem no Canal Vicente Michelotto, na Vila Verde. A intervenção aconteceu ao longo de um trecho de 1.200 metros, a partir da Rua Vicente Michelotto (CIC) até o Rio Barigui.
“Fizemos o trabalho de alargamento da calha do canal e afundamos o leito numa profundidade de 1 metro. Com isso o rio terá capacidade para absorver um volume maior de água”, explicou o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, Augusto Meyer Neto.
No Xaxim, os trabalhos de limpeza e desassoreamento se concentraram no Córrego Jardim Esmeralda. As equipes também fizeram uma ação de limpeza no canal da Vila Rose, CIC. No Jardim Esmeralda, a drenagem foi realizada numa extensão de 200 metros. Foi feita a remoção de 400 metros cúbicos de entulho e sedimentos. Com isso, o fluxo de água terá mais fuidez, amenizando o risco de enchentes, principalmente na Rua Dante Honório.
Caixas de ligação e galerias
Além da limpeza e desassoreamento dos cursos de água, as equipes também atuam em vários bairros para realizar a manutenção de galerias e caixas de ligação.
“Manter estas estruturas desobstruídas e em bom estado é muito importante para amenizar alagamentos em períodos de chuvas intensas. Por isso nosso pessoal está constantemente nas ruas para garantir que as galerias cumpram seu papel de levar a água para os rios”, disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.
No cruzamento das ruas João Garbers com Cid Campelo (CIC) as equipes fizeram o assentamento de dois tubos de 2 metros de diâmetro e execução de alas (muros de concreto que dão sustentação aos tubos). Também foi feita limpeza do fundo de vale na João Garbers para prevenir alagamentos.
Na Rua José Pereira de Araújo (Capão Raso) foi feita a reconstrução de uma caixa de ligação, que havia se rompido em função do grande volume da última chuva. As estruturas são caixas de alvenaria subterrâneas que reúnem condutos de ligação à galeria.
As equipes da Smop também estão fazendo manutenção de galerias pluviais em outros pontos da cidade para corrigir deslocamentos de tubulação provocados pela erosão. As intervenções estão acontecendo nas ruas Ewaldo Hauer (Santa Cândida); Doutor Constante Coelho (Jardim das Américas), e Monte Castelo (Tarumã).