O prefeito Eduardo Pimentel recebeu, nesta sexta-feira (11/4), a presidente da ONG Incanto, Camila Casagrande, para tratar de uma possível parceria com objetivo de levar o projeto Favela 3D às comunidades Santos Andrade, no Campo Comprido, e Portelinha, no Santa Quitéria.
“Vamos avaliar questões jurídicas e ambientais, para entender como podemos atuar nessa parceria, que pode trazer benefícios importantes para duas comunidades muito conhecidas em Curitiba. Com a união de forças entre o poder público e o terceiro setor quem ganha é a população”, destaca o prefeito.
O Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias (Incanto) faz parte do programa de aceleração da ONG Gerando Falcões, de São Paulo, que é a autora do Favela 3D. O projeto pretende formar uma rede entre iniciativa privada, órgãos públicos e ONGs para tornar comunidades carentes digitais e desenvolvidas. Prevê melhorias habitacionais, cursos de capacitação, atividades culturais, esportivas e acesso a novas tecnologias para os moradores.
Nas comunidades Santos Andrade e Portelinha, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) já fez mapeamento das casas que estão em locais passíveis de regularização e das famílias que precisarão ser transferidas por habitarem área imprópria para moradia, com risco de alagamentos por estarem em área de preservação permanente.
Presenças
Também participaram da reunião o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Cohab, André Baú; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; assessora jurídica do gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias; a diretora de relações comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi; a advogada voluntária das ONGs, Patrícia Hessel; e o líder comunitário da Vila Portelinha Arildo Taborda, o Dida.