A Prefeitura de Curitiba inaugurou neste sábado (26) o Parque Natural Municipal Vista Alegre. É a sexta unidade de conservação entregue nesta gestão da Prefeitura, reforçando o comprometimento da administração municipal com a preservação do meio ambiente.
"Esta é a gestão que mais entregou parques na história de Curitiba. Chegamos a mais de 8 milhões de metros quadrados de unidades de conservação entregues desde 2013. É o maior investimento ambiental feito até hoje na cidade", disse o prefeito Gustavo Fruet.
Localizado entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, o novo parque é o resultado de um esforço do Município ao longo dos últimos 10 anos para garantir a reversão da área, que estava degradada. A principal atração do local é uma cachoeira de sete metros, que deságua em uma piscina natural.
“Esse projeto atende a uma reivindicação antiga da população. Além de garantir mais uma alternativa de lazer para a comunidade, esta unidade alia ações de proteção, manejo e pesquisa, criando mecanismo para impedir a ocupação e uso desordenado do solo, garantindo a qualidade do ar da região, contribuindo para a permeabilidade do solo em casos de chuvas fortes e preservando a biodiversidade”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima. "Estamos entregando um tesouro para a cidade", completou o secretário.
A nova unidade de conservação possui 100 mil metros quadrados de área, e foi uma pedreira da empresa de construção civil da família Greca. “Em função das áreas livres e, principalmente da cachoeira, a área chamou a atenção de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que viram neste local o potencial para transformação em um parque da cidade”, explica o superintendente de obras e serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Trindade.
Os visitantes encontrarão um parque com aproximadamente 70% da sua área recoberta com vegetação nativa, com diversos exemplares de Araucária, além da cachoeira formada pelo córrego da Vista Alegre, pertencente a Bacia do Rio Barigui, além do lago e banhados.
O parque conta com decks de madeira, dois portais nas entradas, estacionamentos, parquinho, iluminação, ponte, vias de acesso, pista de caminhada, labirinto de plantas e paisagismo.
Para a implantação da parte inicial do parque houve um convênio entre a Prefeitura de Curitiba e o governo do Paraná, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná, com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA). Foram investidos nesta obra R$ 841.676,14 do FEMA e R$ 1.044.824,97 do orçamento da Prefeitura de Curitiba.
Estiveram presentes na entrega do parque o vereador Mauro Inácio, o ex-proprietário da área, Amilcar Greca, o secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior, Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado, o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho, os administradores regionais de Santa Felicidade, Maria José Ripol Serenato, do Fazendinha/Portão, Marco Aurelio Lima de Mello, do Bairro Novo, Pedro Clailton Pelanda.
Novos parques
O Vista Alegre é o 24.º parque municipal. Nesta gestão da Prefeitura foram entregues outras cinco unidades de conservação. Os parques Guairacá e Mané Garrincha, o Bosque da Conservação da Biodiversidade Urbana Mercúrio, o Bosque dos Mundiais e a Reserva do Bugio – maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria “Refúgio de Vida Silvestre”. Além destes, o parque localizado na Rua Paulo Roberto Biscaia, no bairro Cidade Industrial de Curitiba, está em execução.