Compartilhar conhecimentos, criar serviços e novos projetos em parceria com as universidades de Curitiba é uma das estratégias da gestão do prefeito Eduardo Pimentel para a cidade continuar avançando em qualidade de vida. Por isso, o estreitamento das relações com a maior universidade de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (13/1), foi um grande passo para concretizar a proposta.
Em seu gabinete, Eduardo Pimentel se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcos Sunye, e a vice-reitora, Camila Fachin, para firmar o compromisso de novas parcerias entre as duas instituições.
“A UFPR está dentro de Curitiba e Curitiba é parceira da UFPR. Queremos, juntos, trabalhar nas ações sociais, no apoio ao desenvolvimento da cidade, na inovação, na revitalização do Centro. Vamos trabalhar com muita força para a cidade se fortalecer, para a Universidade se fortalecer”, disse Pimentel.
Assim como Eduardo, Sunye e Camila iniciaram há pouco suas gestões, que também será de quatro anos, e se dispuseram a fazer com que Prefeitura e UFPR caminhem lado a lado, favorecendo a população da cidade com conhecimentos e serviços prestados pelos universitários e pesquisadores para além dos muros acadêmicos.
Novo capítulo
Durante o encontro, Sunye, que professor da área de Exatas na UFPR, e a vice-reitora, a médica e professora Camila Fachin, filha do ministro do STF Edson Fachin, contaram ao prefeito alguns de seus projetos à frente da Reitoria, como a prioridade para ações que assegurem a permanência estudantil, especialmente dos estudantes vindos de outras cidades, e melhorias na infraestrutura e no planejamento de aquisições para o Hospital das Clínicas.
“Este é um novo capítulo das relações entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura de Curitiba. Além da coincidência nos períodos de nossos mandados, temos coincidências de ideias e projetos que vamos realizar na cidade”, disse o reitor.
Berço de boas ideias
O reitor destacou que muitas ideias surgem nas salas e laboratórios da UFPR e que vê Curitiba receptiva a colocar bons projetos em prática. Entre as sugestões de parceria futura, foi citada a estruturação de canais para que os universitários realizem mais projetos de extensão junto à cidade, beneficiando diretamente a população e, ao mesmo tempo, contribuindo para a formação dos novos profissionais.
Vale do Pinhão
A Universidade Federal do Paraná foi criada em 1912 e é a mais antiga do Brasil. Pública, gratuita e de qualidade, é uma referência no ensino superior no país.
Com 40 mil alunos, 155 cursos de graduação e 270 de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), é um ator fundamental do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão.