O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, se reuniram, nesta segunda-feira (17/7), com o delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Luiz Dias. O encontro no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura, reforçou as determinações do município de Curitiba e do Estado do Paraná na preservação do meio ambiente, e o cuidado com as árvores da capital e de outras cidades do estado.
No dia 11 de julho, após três meses de investigação com apoio de informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o delegado Guilherme Luiz Dias prendeu seis pessoas de três empresas de publicidade suspeitas de cometer crimes ambientais de cortes irregulares de árvores.
A suspeita é que os empresários e diretores contratavam o corte ilegal de árvores para não atrapalhar a visualização dos painéis de publicidade em vias movimentadas da cidade.
“Esta reunião aqui na Prefeitura, ao lado do jovem delegado Guilherme Dias, é para dizer que Curitiba e o Paraná não toleram desrespeito ambiental”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
No próprio dia 11 de julho, o prefeito determinou o início do processo para cassação do alvará de funcionamento das três empresas de publicidade suspeitas de praticarem os crimes ambientais. O governador em exercício, Darci Piana, enalteceu o trabalho de investigação.
“Mais uma vez a nossa Polícia Civil, através do delegado, mostra a eficiência do serviço que deve ser feito em defesa daquilo que é a prioridade, o nosso meio ambiente, da melhor capital deste país”, afirmou Piana.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, também participou da reunião no gabinete do prefeito.