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Mobilidade e transporte

Prefeitura e Governo do Estado avançam com as transposições da Linha Verde

Prefeito Rafael Greca entrega ao governador Ratinho Junior os projetos executivos concluídos das trincheiras da Estação São Pedro. Presentes os secretários de Estado de Infraestrutura e logística, Sandro Alex; do Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Carlos Ortega e o assessor especial do governo Thiago Gevert; o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o presidente do Ippuc e secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vítor Puppi, o diretor de Implantação do Ippuc, Carlos Barros e o assessor de Transporte e Mobilidade do Ippuc, Cléver de Almeida. Curitiba, 16/04/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

O prefeito Rafael Greca entregou ao governador Ratinho Junior, nesta sexta-feira (16/4), em reunião no Palácio Iguaçu, os projetos executivos concluídos das trincheiras da Estação São Pedro. Contratados pelo município, os projetos tiveram investimentos de R$ 791,6 mil. 

“Trouxe ao governador os projetos finais de engenharia das duas transposições da Linha Verde, que ligam a Vila São Pedro e o Xaxim à região do Bairro Novo e Sítio Cercado, de um lado, e o Capão Raso ao Portão e ao Centro da cidade, do outro”, afirmou Greca.

A finalização dos projetos das trincheiras abre caminho para a licitação das obras, pelo Governo do Estado, como parte do convênio firmado com a Prefeitura de Curitiba para a construção de transposições em trechos estratégicos da Linha Verde. 

A implantação das duas trincheiras está orçada em R$ 59,9 milhões e deverá ser feita em parte com recursos a fundo perdido do Estado.

“Recebemos os projetos da Prefeitura e da nossa parte vamos tocar o barco. Fazer a lição de casa”, disse o governador Ratinho Junior.

A realização de obras públicas são importante contribuição para geração de empregos nesse período de pandemia.

“Governo do Paraná e Prefeitura de Curitiba se unem pela retomada econômica no pós-pandemia”, reforçou Greca.

Os projetos executivos das trincheiras foram finalizados pelo Consórcio Engemin/Tramo, que também é responsável pelos projetos do trinário de viadutos das ruas Anne Frank, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Marechal Floriano, que completam as transposições da Linha Verde, como parte do convênio entre a Prefeitura e o Estado. Os projetos dos viadutos têm previsão de conclusão para julho deste ano.

Além dos projetos das transposições da Linha Verde, já contemplados no convênio do município com o Estado, o governador Ratinho Junior sugeriu a formatação de um pacote de investimentos em projetos de Curitiba que já estejam finalizados.  

“A ideia é possamos fazer um grande pacote para Curitiba, com recursos a fundo perdido da Secretaria de Desenvolvimento Urbano ou financiamentos da Fomento ou do BRDE”, observou o governador.

Trincheiras São Pedro

As trincheiras da Estação São Pedro são estratégicas para a melhoria viária e de transporte da Linha Verde, o eixo de integração da Grande Curitiba.

A trincheira que liga as ruas Omar Raymundo Picheth e Marechal Althair Roszanniy, no sentido Xaxim/Capão Raso, terá uma passagem inferior, com sentido único na forma de galeria enterrada, com aproximadamente 140 metros na rampa de entrada, 90 metros de comprimento sob a Linha Verde e 80,00 metros na rampa de saída. 

Na ligação Capão Raso/Xaxim, a trincheira que integra as ruas Barão de Santo Ângelo e Ipiranga também terá sentido único, duas faixas de rolamento e área de passagem de pedestres. A trincheira terá uma passagem inferior, com sentido único na forma de galeria enterrada, com aproximadamente 110 metros na rampa de entrada, 60 metros de comprimento sob a Linha Verde e 140 metros na rampa de saída.

As trincheiras serão constituídas por uma estrutura de concreto pré-moldado protendido. As galerias de ambas terão 7,50m de altura livre e 13,60m de largura total, sendo 7,50 metros destinados a duas faixas de rolamento medindo 3,50 metros cada, acrescido de 2,50 metros de cada lado da trincheira, destinados à passagem de pedestres.

As vias de conexão de cada uma das trincheiras acomodarão duas faixas de rolamento de 3,50 metros cada e duas alças de 6,50 metros de largura, em cada lado da via, para o acesso às moradias e retorno à Linha Verde e ainda a integração de ônibus alimentadores à estação São Pedro. Haverá um divisor de pista de 3,30 metros entre essas vias e um passeio de 3,50 metros, totalizando uma largura de 33,60 metros entre os alinhamentos prediais.

Trinário de viadutos

Como parte das transposições da Linha Verde será construído um novo viaduto em “Y” que vai ligar a Avenida Wenceslau Braz e a Rua Escritora Lourdes Strozzi, prolongamento da Desembargador Westphalen, à região do Boqueirão, pela Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza.  Em paralelo, o viaduto já existente, da Marechal Floriano, será transformado numa grande estação de integração multimodal de transporte. 

Também com projeto em andamento, o novo viaduto da Anne Frank possibilitará a ligação bairro-centro com a Rua Aloísio Finzetto, por sobre a Linha Verde, de quem vem do Boqueirão e segue ao Rebouças. O viaduto terá 125 metros de comprimento e 14,7m de largura, com três faixas de rolamento, além de passeio para pedestres.
As obras vão melhorar os deslocamentos em pontos importantes das regiões central e sul da Linha Verde.  

Presenças

Acompanharam o governador, os secretários de Estado de Infraestrutura e logística, Sandro Alex; do Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu), João Carlos Ortega e o assessor especial do governo Thiago Gevert. O prefeito foi acompanhado pelo vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vítor Puppi, o diretor de Implantação do Ippuc, Carlos Barros e o assessor de Projetos Estratégicos do Ippuc, Cléver de Almeida.