O prefeito Rafael Greca entregou, nesta quinta-feira (6/10), os certificados do Curso de Auxiliar de Panificação para 12 alunos da Escola de Segurança Alimentar Patricia Casillo. Eles participaram da capacitação na panificadora-escola da fábrica de farinha de trigo Anaconda.
Os alunos cumpriram 48 horas do curso que é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Administração Regional Matriz, Fundação de Ação Social (FAS), Departamento de Políticas sobre Drogas e Moinhos Anaconda.
Os alunos formados são: Andreia Carvalho da Silva, Daiane Adriele Rodrigues, Júlio Pereira, Loiramar Haerder de Oliveira, Luiz Carlos Alves, Marcio Adriano da Silva Nascimento, Orley Arlindo Dorigo, Osair Fatima Gandolfi, Regina Slinger, Rosana Francisco Carvalho, Silvia Sofia Pereira Ramirez, Silvana de Araújo Vieira.
“A Anaconda, orgulho de Curitiba, abriu a sua fábrica para atender aos mais necessitados. Hoje formamos 12 padeiros que vão, a partir de agora, compartilhar os pães que aprenderam a fazer aqui. Que nunca falte o pão nas mesas da cidade”, disse o prefeito.
O gerente geral da Anaconda, Max Piermartiri, destacou a importância do curso para a empresa. “Estamos seguindo um movimento de resgate da profissão de padeiro em todo o mundo. O que eles aprenderam aqui é algo que vai acompanhá-los pelo resto da vida no local onde estiverem”, afirmou Piermartiri.
Curso
Durante os 12 encontros, os alunos aprenderam 27 receitas de pães e derivados de farinha de trigo. A capacitação foi desenvolvida nas dependências do Moinho Anaconda pelo professor Jeferson Trevisan.
O espaço de panificadora-escola, equipado com tecnologia e equipamentos de qualidade para o aprendizado, bem como os insumos utilizados durante o processo de aprendizagem, foram fornecidos de forma gratuita pela Anaconda.
Como requisito para fazer o curso, foi exigida a participação dos alunos nas aulas de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. O curso foi ofertado de forma presencial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e à distância pela SMSAN, via Aprendere.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, lembrou que as duas escolas municipais de Segurança Alimentar, a Patricia Casillo e Dom Bosco, estão promovendo várias capacitações durante o ano. “Estamos com aproximadamente 180 alunos formados por meio das escolas e outras parcerias. São pessoas que estão adquirindo sua emancipação e autonomia aprendendo uma profissão”, salientou Gusi.
Participaram do evento o vereador Pier Petruzziello; o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus; o assessor especial de articulação política, Lucas Navarro de Souza; e o Gerente do Programa Mesa Solidária da SMSAN, Admaro Anderson Pinto.