A Prefeitura de Curitiba repassou nesta terça-feira (01) um terreno de 15, 7 mil metros quadrados para a construção do Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional da Indústria (Senai), na zona norte da cidade.
Com esta unidade, a expectativa é de passar a atender, a partir de 2016, 5 mil pessoas por ano com cursos de formação e qualificação profissional, evitando o deslocamento de muitas pessoas para outras regiões da cidade.
“Não só os jovens de Curitiba serão atendidos, mas também os de Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais”, disse o prefeito Gustavo Fruet, lembrando que este investimento vai se refletir também em melhorias no sistema viário e urbanização da área.
Localizado na Avenida Anita Garibaldi, 7.500, na Barreirinha, o terreno foi repassado ao Sistema Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná – pelo decreto nº 917/2014. “Vamos abrir 5 mil vagas anuais nos cursos nas áreas automotiva, mecânica, elétrica e da construção civil”, afirmou o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo.
O diretor do Senai/PR, Marco Secco, disse que a unidade da região norte é uma oportunidade de profissionalização para os moradores do local. “É uma região carente. Vamos investir R$ 15 milhões para construir e equipar o centro de formação, que terá 4 mil metros de área construída e os mais modernos equipamentos”, disse ele.
Participaram da assinatura do convênio o presidente do Sindicato da Indústria de Reparos de Veículos do Paraná, Wilson Bill; o superintendente do Sesi/PR, José Antônio Fares; os secretários municipais Fabio Doria Scatolin (de Planejamento e Administração), Ricardo Mac Donald Ghisi (de Governo) e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Sérgio Póvoa Pires.