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Cidade inteligente

Prefeitura de Curitiba utiliza inteligência artificial para otimizar processos e potencializar trabalho de servidores

Prefeitura de Curitiba utiliza inteligência artificial para otimizar processos e potencializar trabalho de servidores. Curitiba, 03/05/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e TI (Smap) está utilizando a inteligência artificial em parte dos processos desenvolvidos pela área da Smap responsável por todas as iniciativas de TI da Prefeitura de Curitiba.

Cinco assistentes internos que utilizam o ChatGPT estão servindo as necessidades de diferentes setores. O ChatGPT é uma plataforma que permite que o usuário “converse” com a ferramenta que utiliza a inteligência artificial para buscar respostas conforme o que foi pedido.

O robô está sendo utilizado, por exemplo, na área de contratos, especialmente quanto ao Estudo Técnico Preliminar previsto na NLLC, a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021).

Para isso, o assistente Analista Legal Tech foi “alimentado” com todas as regras da legislação – a federal e as municipais. “Ele faz os ajustes, realiza o cruzamento com a legislação e nós conferimos o que ele faz, para ver se estamos de acordo”, argumenta a servidora Telma Fabiane de Brito, da área administrativa. A experiência piloto poderá ser estendida a outras secretarias da Prefeitura interessadas.

Danielle de Mattos representa o núcleo de TI que recebe demandas de automatização de processos de toda a Prefeitura. Ela explica que o assistente NTI Master recebeu as normas de gestão e de técnica da área de tecnologia e tem dado agilidade aos processos que costumam envolver muita gente. “Em vez de oito reuniões com cada secretaria, para debater cada processo, fazemos duas. E a ferramenta está em constante aprendizado”, declara.

O servidor Herick Dal Gobbo diz que o uso do assistente proporcionou tempo para planejamento, que nem sempre está disponível. Ele cuida de temas relacionados a machine learning (aprendizado da máquina) e deep learning (aprendizagem profunda), conceitos que compreendem maior volume de dados e problemas complexos, tudo sob o olhar da segurança da informação.

“O trabalho braçal ficou para os assistentes. Nós podemos pensar, buscar soluções adequadas às necessidades”, avalia.

As demandas feitas pela Smap ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), contratado pela Prefeitura de Curitiba para a prestação de serviços da área de TI, também têm tido auxílio. As horas previstas e as dedicadas ao desenvolvimento de produtos, como soluções de softwares por exemplo, são analisadas pelo assistente de IA, para que o processo seja feito no tempo necessário, sempre de forma produtiva, sem onerar a Prefeitura de Curitiba, quando não houver necessidade.

Transformação digital

“A cidade inteligente que somos é construída todos os dias e aprimorada. Ela nunca estará totalmente pronta. Continuamente, buscamos melhorias, de acordo com a realidade e a necessidade de cada secretaria da Prefeitura. É desta forma que otimizamos os recursos que temos, para fazermos mais e para atendermos cada vez melhor a população”, defende o secretário da Smap, Alexandre Jarschel de Oliveira.

Ele explica que todo o tempo a Smap está atenta às tendências que podem resultar na transformação digital em permanente construção na Prefeitura de Curitiba. “O centro de tudo isso é o cidadão, são as pessoas que vivem na cidade”, completa Jarschel, ao ressaltar a importância da governança para garantir o reúso sempre que possível, com menores custos e sustentabilidade, menos papel e menos lixo eletrônico.

Curitiba tem uma lei municipal que estabelece princípios e diretrizes para a implementação e o uso da inteligência artificial na administração pública.

As diretrizes estão alinhadas com a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. São elas: transparência, respeito à privacidade, proteção de dados pessoais e sensíveis coletados, armazenados, processados e compartilhados por sistemas de inteligência artificial, responsabilização, inclusão e prevenção.

O que é a inteligência artificial

Conhecida pela sigla IA em português, a inteligência artificial é uma área de estudo que resulta em programas e equipamentos que podem fazer, de forma bastante ágil, coisas que as pessoas fazem, geralmente em mais tempo. Ela está presente em mecanismos de pesquisa, nas redes sociais, nos assistentes de voz dos celulares, ou seja, nas mais diversas áreas.

“Importante entendermos que a inteligência artificial é alimentada pelo conhecimento das pessoas. Por isso, ela funciona particularmente bem em processos repetitivos. Isso traz ganho de tempo aos servidores que executam determinada atividade”, exemplifica a assessora técnica da Superintendência de TI, Carla Flores.

O ChatGPT é uma ferramenta nova, foi lançado em 2022, mas a IA existe há décadas.

De acordo com a lei municipal, “a inteligência artificial é o sistema computacional que, a partir de determinada programação humana, pode realizar tarefas que incluem, mas não se limitam, aprendizado e adaptação, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, tomada e sugestões de decisões complexas, bem como interações em ambientes diversos”.

Na Prefeitura de Curitiba

Uma das primeiras experiências com IA na Prefeitura de Curitiba foi desenvolvida na Procuradoria-Geral do Município (PGM) que, desde 2018, há quase seis anos, conta com o CPPGM, o Controle de Processos da PGM, sistema utilizado para o controle, peticionamento e o acompanhamento dos processos judiciais que envolvem o Município de Curitiba.

Sem uso de papel e totalmente por meio da internet, o sistema evoluiu a partir das experiências dos usuários. O CPPGM é integrado ao Sistema Único de Protocolo (SUP), sistema eletrônico corporativo da Prefeitura de Curitiba e ao Projudi, o Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná.

“O sistema está cada vez melhor, cada vez mais adequado às nossas necessidades”, resume a procuradora Patrícia Pomoceno, uma incentivadora da mudança. “Quando temos a IA facilitando o nosso trabalho, podemos nos dedicar a projetos que resultem em mais inovação para a PGM e que exigem maior dedicação e tempo, sem que tarefas repetitivas urgentes tomem todo o nosso tempo”, argumenta.

Em 2019, a Central 156 passou a utilizar robôs que possibilitam reconhecimento de voz e de imagem, para fornecer informações e orientações, de forma rápida, fácil e personalizada ao cidadão. A tecnologia tornou o serviço mais acessível e eficiente. Com a identificação da imagem, utilizando a inteligência artificial, a solução propõe o serviço a ser solicitado.

Iniciada em 2022 e consolidada em 2023, a Zeladoria Digital está voltada à manutenção urbana da cidade executada de forma pró-ativa – a tecnologia auxilia a administração pública a identificar e corrigir os problemas. A Smap e a Secretaria do Governo Municipal desenvolveram o sistema que emprega inteligência virtual embarcada em veículos para analisar e processar dados das ruas, indicando aos gestores públicos onde são necessárias melhorias.

Ao detectar que há um buraco na rua, por meio da inteligência artificial, a tecnologia abre automaticamente um protocolo de solicitação do serviço para ser executado pela Prefeitura.

De forma orgânica, sem que os veículos tenham que sair exclusivamente para esta finalidade, eles coletam dados que depois são analisados usando IA e machine learning. Ao longo do tempo, o sistema está aprendendo sobre condições do pavimento, iluminação pública, altura de placas, dentre outras características.

Lançado neste ano, o Hipervisor Urbano consiste em uma plataforma de compartilhamento de dados públicos capaz de coletar, processar e distribuir informações, para gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas. Além do planejamento e gestão do meio urbano, ele também dispõe de um centro de planejamento, gestão e controle inteligentes. Foi projetado pelo Ippuc em parceria com a Smap, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O que vem por aí

Em breve, além do CPPGM, a Procuradoria terá um robô em funcionamento para responder às centenas de perguntas destinadas à área fiscal que chegam diariamente à PGM.

A inteligência artificial também está sendo usada no desenvolvimento de  recursos para outras secretarias da Prefeitura. Atualmente estão em andamento processos de automação ligados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Educação, Governo Municipal e Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) que pretendem utilizar a IA em importantes serviços destinados à população.