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Smart City Expo 2025

Prefeitura de Curitiba usa a IA para aumentar a segurança, melhorar serviços e conversar com o cidadão

A Muralha Digital, sistema de videomonitoramento de segurança e trânsito da Prefeitura de Curitiba, já usa a inteligência artificial para tornar mais eficientes suas cerca de 1.600 câmeras fixas. Foto: Daniel Castellano / SMCS (arquivo)

A sexta edição do Smart City Expo Curitiba 2025, que ocorre de 25 a 27 de março, irá discutir um dos temas do momento: o uso da inteligência artificial (IA). Na busca por melhorar os serviços públicos e inovar com transformação digital, a tecnologia vem se tornando cada vez mais uma aliada das Prefeituras, que estão investindo, dentro do conceito de cidade inteligente, em um conjunto de soluções com IA para melhorar o dia a dia da população.

Em Curitiba, secretarias e órgãos municipais estão integrando a inteligência artificial para agilizar processos internos, aumentar a segurança, agilizar a zeladoria urbana e melhorar o atendimento ao cidadão, muitas com soluções ao alcance de um clique. O trabalho dentro da Prefeitura é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) em parceria com demais secretarias e órgãos da Prefeitura.

“O cidadão curitibano já vem colhendo os benefícios de iniciativas da Prefeitura que usam soluções de IA, como a Muralha Digital, a Central 156, a Zeladoria Digital, a assistente virtual Divinha da PGM e, em breve, o Hipervisor Urbano, proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente para os cidadãos e promovendo a modernização dos serviços públicos", destaca o prefeito Eduardo Pimentel.

Na vanguarda, quando o assunto é ações de cidades inteligentes, Curitiba sancionou, no ano passado, a Lei da Inteligência Artificial, que estabelece princípios e diretrizes para a adoção e o uso da IA na administração pública municipal direta e indireta.

“Ao mesmo tempo em que a lei dá segurança jurídica para o uso das IAs em Curitiba, cria parâmetros de comprometimento com o bem público, transparência e respeito à privacidade e proteção dos dados dos cidadãos”, reforça Eduardo Pimentel.

A Lei 16.321/2024 define valores éticos e diretrizes que o Município deve seguir na implementação e utilização da Inteligência Artificial, como transparência; respeito à privacidade e proteção dos dados dos cidadãos; indicação clara e precisa do responsável pelas ações delegadas às inteligências artificiais; inclusão; e medidas de resguardo a possíveis danos causados por decisões submetidas às IAs.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Curitiba vem realizando grandes investimentos em infraestrutura tecnológica, como data lake, sistemas de informação e de segurança da informação. Com a estrutura adequada, ficou mais fácil para a Smati, em parceria com outras secretarias e órgãos da Prefeitura, incorporar a IA em uma grande gama de soluções tecnológicas visando a melhoria dos serviços à população e a economia de recursos. 

Governança por IA

Durante o congresso do Smart City Expo Curitiba 2025, especialistas nacionais e internacionais vão discutir como a inteligência artificial pode ser uma aliada das Prefeituras, que precisam cada vez mais reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência na gestão pública.

“A tecnologia, além de acelerar os processos de gestão, impactando em transparência e agilidade, democratiza também o acesso às soluções para a população, permitindo que as cidades se tornem espaços mais democráticos e conectados”, avalia Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities, hub de inovação responsável pela organização do fórum internacional.

Segundo o estudo da Associação Brasileira de Cidades Inteligentes (ABCI), 62% dos municípios brasileiros planejam implementar soluções de IA até o fim de 2025 para otimizar serviços públicos e reduzir custos operacionais.


Conheça as áreas em que a Prefeitura de Curitiba já usa a inteligência artificial (IA)


PROCESSOS INTERNOS

  • O uso de IA ganhou tração na Prefeitura Curitiba com o uso da tecnologia para dar celeridade a processos internos e tarefas repetitivas em secretarias e órgãos municipais, agilizando o trabalho de servidores. A Procuradoria-Geral do Município (PGM) foi pioneira ao integrar, a partir de 2018, a inteligência artificial no Controle de Processos da PGM (CPPGM), sistema utilizado pelos procuradores para o controle, o acompanhamento dos processos judiciais e a produção de peças jurídicas (peticionamento). Com a IA, o CPPGM evoluiu a partir das experiências dos usuários (procuradores) e por estar integrado ao Sistema Único de Protocolo (SUP), ao sistema eletrônico corporativo da Prefeitura de Curitiba e ao Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná (Projudi). Outras secretarias municipais de Curitiba, como de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), estão usando robôs para elaboração do Estudo Técnico Preliminar, conforme previsto na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021)

CHATBOT DA PREFEITURA

  • Desde 2020, o curitibano conta com o chatbot da Prefeitura da capital com IA em que robôs compartilham informações sobre prevenção contra dengue, IPTU, vacinação, Guia Curitiba e notícias da semana. Para ter acesso ao serviço pelo Whatsapp, a pessoa precisa mandar uma palavra como mensagem (“Bom dia”, por exemplo) para o número (41) 99876-2903. Aí é só seguir o passo a passo e começar a conversar com a IA.

DIVINHA

  • A inteligência artificial permitiu à Procuradoria-Geral do Município (PGM) criar o chatbot Divinha, um robô que responde diretamente aos contribuintes sobre dúvidas da dívida ativa. A Divinha utiliza inteligência artificial generativa, que funciona através de modelos de aprendizado e linguagem natural. A tecnologia é treinada com base em dados e é capaz de entender diferentes formas de questionamento, sempre mantendo o contexto. A conversa com a Divinha é feita quando o contribuinte acessa a área de regularização da dívida ativano Portal da Prefeitura.

156

  • O aplicativo 156 da Prefeitura de Curitiba passou a utilizar robôs que possibilitam o reconhecimento de voz e de imagem, para fornecer informações e orientações, de forma rápida, fácil e personalizada ao cidadão. Se a pessoa tira uma foto de uma árvore e envia pelo aplicativo, a inteligência artificial reconhece a imagem e oferece opções de serviço da Prefeitura correspondente à imagem.

SEGURANÇA PÚBLICA

  • A Muralha Digital, sistema de videomonitoramento de segurança e trânsito da Prefeitura de Curitiba, já usa a inteligência artificial para tornar mais eficientes suas cerca de 1.600 câmeras fixas. Com a IA, esses equipamentos agora têm reconhecimento facial, sendo capazes de identificar indivíduos com base em características faciais únicas e comparar essas informações com bancos de dados de pessoas procuradas. A IA ainda permite às câmeras da Muralha detectar e reconhecer ameaças com maior precisão do que as câmeras tradicionais, podendo distinguir entre pessoas, animais e objetos, reduzindo os falsos alarmes. Além disso, câmeras da Muralha Digital são capazes de analisar as imagens em tempo real, ajudando as equipes da Guarda Municipal a agir de forma mais rápida.  As câmeras com IA ainda reconhecem placas de veículos, facilitando o monitoramento de entradas e saídas da cidade. Com isso, a Muralha Digital pode estabelecer rotas feitas por criminosos, cruzar as informações do veículo e indicar sua provável localização. As secretarias municipais de Defesa Social e de Administração e Tecnologia da informação (Smati) atuam em conjunto na adoção de novas tecnologias como a IA na Muralha Digital.  

ZELADORIA DIGITAL

  • A zeladoria digital é outro serviço da Prefeitura de Curitiba que utiliza a inteligência artificial. São 35 veículos da frota municipal e de motoristas de aplicativos equipados com um sensor e uma câmera fotográfica. Ao circularem pelas ruas da cidade, registram informações detalhadas do local, de buracos à falta de iluminação. As informações coletadas vão direto para uma base de dados da Secretaria de Governo Municipal (SGM), que identifica o problema e já emite a ordem de serviço para que as equipes da Prefeitura possam agir rapidamente.

HIPERVISOR URBANO

  • Curitiba testa no Hipervisor Urbano, em parceria com o Waze, o monitoramento de tráfego e mobilidade urbana. Na próxima etapa, os dados serão usados para treinar a IA a realizar ações preventivas no trânsito da cidade. O Hipervisor Curitiba, uma plataforma de compartilhamento de dados capaz de coletar, processar e distribuir informações, para gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas da Prefeitura, foi projetado pela Prefeitura de Curitiba, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com apoio da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Serviço

Smart City Expo Curitiba 2025
Data: 25 a 27 de março
Local: Ligga Arena, no bairro Água Verde
A área de exposição terá entrada gratuita (com inscrição obrigatória) e o setor de congresso tem ingressos para os três dias a partir de R$ 750.
Mais informações e inscrições no site do evento.