O Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalha emergencialmente na recuperação de uma galeria de águas pluviais na Rua Inácio Lustosa, quase esquina com a João Manoel, no bairro São Francisco. O rompimento da estrutura foi causado pelo alto volume de chuvas registrado nos últimos dias.
A força da água provocou a ruptura da tubulação responsável por captar e escoar a água da chuva até rios e córregos. O serviço começou na última quinta-feira (6/2) e deve ser concluído até o dia 14, dependendo das condições climáticas.
“Estamos atuando com rapidez para garantir a segurança dos motoristas e pedestres, além de restabelecer o funcionamento adequado da drenagem no local”, afirma Paulo Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop.
A obra exige intervenção no trânsito, que opera com o bloqueio parcial de uma faixa na pista da direita no trecho afetado. Na pista da esquerda o trânsito está liberado. A via está sinalizada com barreiras refletoras e os motoristas devem redobrar a atenção ao passar pelo local.
Sobrecarga no sistema
Chuvas acima da média sobrecarregam os sistemas de drenagem da cidade. Nos primeiros dias de fevereiro, Curitiba já registrou 75,2 mm de chuva, mais que o dobro da média esperada para o período, conforme dados do Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CMGERD). Em janeiro, o acumulado foi de 302,4 mm, superando em 62% a média histórica do mês (186,6 mm), segundo o Simepar. Esse volume elevado tem gerado pontos de alagamento e sobrecarga no sistema de drenagem da cidade.
Paulo Lucca ressalta que equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão em uma força-tarefa, percorrendo os bairros, para fazer os atendimentos emergenciais e amenizar os estragos provocados pelas chuvas do período nos bairros.
Limpeza das galerias
A Prefeitura mantém um trabalho contínuo de limpeza e manutenção das galerias pluviais para evitar obstruções e minimizar os impactos das chuvas intensas. Porém, volumes atípicos de chuva acabam comprometendo o sistema de drenagem da cidade, por isso, moradores podem solicitar serviços de manutenção pelo telefone 156 ou pelo chat online da Central de Atendimento da Prefeitura.
É preciso informar o endereço o mais completo possível do local, indicando até os nomes das ruas transversais. Saiba mais AQUI.