Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Descentralização

Prefeitura de Curitiba tem reforço no orçamento para as obras da Rua da Cidadania da CIC

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, assina decreto abrindo crédito suplementar para reforçar o orçamento destinado às obras da Rua da Cidadania CIC. Curitiba, 06/02/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel assinou nesta quarta-feira (6/2) decreto abrindo crédito suplementar para reforçar o orçamento do município destinado às obras da Rua da Cidadania CIC, que será instalada na Vila Nossa Senhora da Luz, o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba.

O equipamento vai facilitar ainda mais o acesso dos moradores aos serviços municipais, já que eles não vão precisar se deslocar ao Centro ou outro bairro para serem atendidos pela Prefeitura. O projeto é inovador, com foco no reaproveitamento energético e geração de energia limpa. O reforço nos recursos é de R$ 41.075.247,70.

“O crédito suplementar será usado para que possamos autorizar o início das obras desse importante espaço público na CIC. Vamos trabalhar com inovação, sustentabilidade para descentralizar cada vez mais e melhor os serviços do município para quem está lá na ponta. Essa é a nossa cidade que avança para o bem do cidadão curitibano”, disse Eduardo Pimentel.

Estrutura

Serão 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² da ala de atendimento da rua, mais subsolo com 5,7 mil para estacionamento e serviços gerais. Desenhada pelo Ippuc, a nova estrutura terá a captação de energia solar por placas fotovoltaicas e também reservatório para o reuso da água da chuva. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Atualmente, a Administração Regional da CIC funciona em um imóvel alugado na Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470. As novas instalações serão entre a Rua Orlando Luís Lamarca e Rua Orlando Luiz Lamarca, no espaço que compreende o antigo ginásio de esporte CSU, na Cidade Industrial.

Além de nova estrutura administrativa para ofertar os serviços municipais perto dos cidadãos, a obra vai requalificar um espaço degradado e ocioso. O antigo ginásio será adequado às novas demandas para atividades de esporte e lazer

Integração

A Rua da Cidadania da CIC vai integrar os equipamentos públicos existentes na região, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, bem como a estrutura do Centro Cultural CIC.

Haverá uma ligação de pedestres desde a Rua da Cidadania até a estação Pedro Gusso, numa extensão de 250 metros, para atender tanto os usuários da Rua da Cidadania como o campus da UTFPR, localizado na antiga fábrica da Siemens. Uma linha circular de micro-ônibus fará a ligação da Rua da Cidadania ao terminal CIC-Sul.

Ruas da Cidadania

As Ruas da Cidadania foram criadas na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito (1993-1996). Financiados com recursos do BID (num pacote que também trouxe a inovação dos ônibus biarticulados para a cidade), os equipamentos consolidaram a descentralização administrativa com a oferta de serviços e também a integração de transporte.

Ao final do seu primeiro mandato, Greca havia inaugurado as Ruas da Cidadania do Carmo (Boqueirão), Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade e deixado encaminhadas as obras das ruas da Matriz e do Boa Vista, inauguradas no primeiro semestre de 1997. Em 2001, foi entregue a Rua da Cidadania do Bairro Novo; em 2015, a do Tatuquara; e em 2016, a do Cajuru.

A construção da Rua da Cidadania CIC faz parte do plano de governo do prefeito Rafael Greca (2021/2024), inserido no Programa Viva uma Nova Curitiba, no eixo estratégico Sustentabilidade.

Em alta