Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Descentralização

Prefeitura de Curitiba tem reforço no orçamento para as obras da Rua da Cidadania da CIC

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, assina decreto abrindo crédito suplementar para reforçar o orçamento destinado às obras da Rua da Cidadania CIC. Curitiba, 06/02/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel assinou nesta quarta-feira (6/2) decreto abrindo crédito suplementar para reforçar o orçamento do município destinado às obras da Rua da Cidadania CIC, que será instalada na Vila Nossa Senhora da Luz, o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba.

O equipamento vai facilitar ainda mais o acesso dos moradores aos serviços municipais, já que eles não vão precisar se deslocar ao Centro ou outro bairro para serem atendidos pela Prefeitura. O projeto é inovador, com foco no reaproveitamento energético e geração de energia limpa. O reforço nos recursos é de R$ 41.075.247,70.

“O crédito suplementar será usado para que possamos autorizar o início das obras desse importante espaço público na CIC. Vamos trabalhar com inovação, sustentabilidade para descentralizar cada vez mais e melhor os serviços do município para quem está lá na ponta. Essa é a nossa cidade que avança para o bem do cidadão curitibano”, disse Eduardo Pimentel.

Estrutura

Serão 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² da ala de atendimento da rua, mais subsolo com 5,7 mil para estacionamento e serviços gerais. Desenhada pelo Ippuc, a nova estrutura terá a captação de energia solar por placas fotovoltaicas e também reservatório para o reuso da água da chuva. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Atualmente, a Administração Regional da CIC funciona em um imóvel alugado na Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470. As novas instalações serão entre a Rua Orlando Luís Lamarca e Rua Orlando Luiz Lamarca, no espaço que compreende o antigo ginásio de esporte CSU, na Cidade Industrial.

Além de nova estrutura administrativa para ofertar os serviços municipais perto dos cidadãos, a obra vai requalificar um espaço degradado e ocioso. O antigo ginásio será adequado às novas demandas para atividades de esporte e lazer

Integração

A Rua da Cidadania da CIC vai integrar os equipamentos públicos existentes na região, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, bem como a estrutura do Centro Cultural CIC.

Haverá uma ligação de pedestres desde a Rua da Cidadania até a estação Pedro Gusso, numa extensão de 250 metros, para atender tanto os usuários da Rua da Cidadania como o campus da UTFPR, localizado na antiga fábrica da Siemens. Uma linha circular de micro-ônibus fará a ligação da Rua da Cidadania ao terminal CIC-Sul.

Ruas da Cidadania

As Ruas da Cidadania foram criadas na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito (1993-1996). Financiados com recursos do BID (num pacote que também trouxe a inovação dos ônibus biarticulados para a cidade), os equipamentos consolidaram a descentralização administrativa com a oferta de serviços e também a integração de transporte.

Ao final do seu primeiro mandato, Greca havia inaugurado as Ruas da Cidadania do Carmo (Boqueirão), Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade e deixado encaminhadas as obras das ruas da Matriz e do Boa Vista, inauguradas no primeiro semestre de 1997. Em 2001, foi entregue a Rua da Cidadania do Bairro Novo; em 2015, a do Tatuquara; e em 2016, a do Cajuru.

A construção da Rua da Cidadania CIC faz parte do plano de governo do prefeito Rafael Greca (2021/2024), inserido no Programa Viva uma Nova Curitiba, no eixo estratégico Sustentabilidade.