Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tem trabalho nos bairros

Prefeitura de Curitiba tem obra para prevenir alagamentos na Vila Caiuá da CIC

Obra de macrodrenagem está sendo executada no cruzamento da Rua Raul Pompéia com a Avenida Juscelino Kubitschek De Oliveira, próximo ao Terminal do Caiuá. Equipes aguardam a cura do concreto usado na reconstrução da nova galeria pluvial para finalizar os serviços. Foto: Divulgação


Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordenam obra de macrodrenagem no cruzamento da Rua Raul Pompéia com a Avenida Juscelino Kubitschek, próximo ao Terminal do Caiuá, na CIC.

A intervenção para a reconstrução da caixa de ligação da tubulação está na etapa final, aguardando o tempo de cura do concreto usado na construção da nova estrutura, que previne alagamentos.

A intervenção começou no dia 3 de março, após o aparecimento de um buraco na pista ocasionado pelo rompimento da antiga tubulação que provocou erosão no local. O rompimento foi provocado pelas fortes chuvas dos últimos meses.

A alta média das chuvas acumuladas no município nos últimos meses foi de 200,4 mm (novembro de 2022), 167,8 mm (dezembro de 2022), 229 mm em janeiro e 59,6 mm em fevereiro. Esses volumes em milímetros são extremamente impactantes no sistema de galerias. Um litro de água em um espaço de 1 m² equivale a 1 mm.

Tempo de Cura

Os serviços começaram com a retirada da parte comprometida da estrutura (cerca de um metro de tubulação), avançando para a construção de uma nova caixa de ligação da estrutura de coleta da água pluvial. 

Em 13 de março, os trabalhadores fizeram a concretagem da nova caixa de captação. O concreto exige um tempo de cura do material para a sequência dos serviços.

Assim, os procedimentos terão continuidade nos próximos dias, com previsão para serem concluídos entre os dias 25 e 30 de março”, explica o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso.

Por segurança, as estruturas de madeira usadas para moldar o concreto da nova caixa precisam ser mantidas até o fim do processo da cura. A passagem de veículos sobre a estrutura de drenagem durante esta fase poderia comprometer a obra e oferece riscos aos motoristas.

O local onde os serviços acontecem está devidamente sinalizado. Motoristas devem ficar atentos e circular com atenção pela região.

Macrodrenagem

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigo, secretário municipal de obras públicas, os trabalhos da Prefeitura de Curitiba para a construção e manutenção das estruturas necessárias para a drenagem e macrodrenagem na cidade são constantes. “No ano passado, por exemplo, foram implantados e substituídos 4.270 metros de galerias de águas pluviais”, diz Rodrigues.

Também foram realizados 7.787 metros de limpeza e desobstrução de galerias e a limpeza e desobstrução de 889 unidades de caixas de captação. Os serviços atendem as demandas de moradores apresentadas no programa de consultas públicas Fala Curitiba.

Em alta