Funcionários do departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram a retirada de mudas de árvores plantadas irregularmente e sem autorização no canteiro central da Avenida Comendador Franco, no Uberaba. O serviço de remoção foi feito nesta terça-feira (15/8).
As mudas foram plantadas por moradores e estão em um local restrito, onde passam cabos de alta tensão da Copel. Todo o cabeamento aéreo das torres da avenida foram enterrados e passam embaixo da grama do canteiro central da Comendador Franco.
“Quando essas árvores de grande porte ficassem adultas, as raízes iriam atingir esses cabos de alta tensão e poderiam gerar acidentes, atrapalhar a transmissão de energia. Estamos fazendo um projeto de arborização para o local, um trabalho em conjunto com a Copel. Vamos plantar árvores ao longo de toda a avenida, mas será um trabalho planejado”, explicou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.
Entre as árvores plantadas irregularmente estavam das espécies pau-ferro, pitangueiras e laranjeiras. A remoção das mudas foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo Raoni Duarte, do departamento de Arborização e Produção Vegetal.
“Aqui é um local de plantio restrito. As pessoas não sabem o que tem embaixo da terra e vão plantando de qualquer jeito. Nossos plantios seguem vários parâmetros como a espécie de árvore certa, a distância do plantio e se há objetos urbanos perto, como fiação elétrica, placas de sinalização ou semáforos”, explicou Duarte.
Todas as mudas de árvores removidas foram levadas para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cuidadas com terra especial, vão crescer e depois serão levadas para serem plantadas em locais adequados da cidade.
Como plantar
Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é preciso seguir algumas regras.
A escolha das espécies que são plantadas, especialmente em vias públicas, leva em consideração as características das ruas, como a largura da calçada, existência de fiação elétrica, acesso de veículos, rede de drenagem, água e esgoto, gás, iluminação, semáforos, placas e demais equipamentos urbanos.
Outra preocupação das equipes do Meio Ambiente é com o espaçamento entre as mudas plantadas, que deve ser respeitado, de acordo com o seu tamanho, variando de cinco a 12 metros.