Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cabos de alta tensão

Prefeitura de Curitiba retira mudas de árvores plantadas sem autorização em área proibida

Secretaria Municipal do Meio Ambiente retira mudas de árvores plantadas sem autorização em local restrito da Avenida Comendador Franco. Curitiba,15/08/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Funcionários do departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram a retirada de mudas de árvores plantadas irregularmente e sem autorização no canteiro central da Avenida Comendador Franco, no Uberaba. O serviço de remoção foi feito nesta terça-feira (15/8).

As mudas foram plantadas por moradores e estão em um local restrito, onde passam cabos de alta tensão da Copel. Todo o cabeamento aéreo das torres da avenida foram enterrados e passam embaixo da grama do canteiro central da Comendador Franco.

“Quando essas árvores de grande porte ficassem adultas, as raízes iriam atingir esses cabos de alta tensão e poderiam gerar acidentes, atrapalhar a transmissão de energia. Estamos fazendo um projeto de arborização para o local, um trabalho em conjunto com a Copel. Vamos plantar árvores ao longo de toda a avenida, mas será um trabalho planejado”, explicou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

Entre as árvores plantadas irregularmente estavam das espécies pau-ferro, pitangueiras e laranjeiras. A remoção das mudas foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo Raoni Duarte, do departamento de Arborização e Produção Vegetal.

“Aqui é um local de plantio restrito. As pessoas não sabem o que tem embaixo da terra e vão plantando de qualquer jeito. Nossos plantios seguem vários parâmetros como a espécie de árvore certa, a distância do plantio e se há objetos urbanos perto, como fiação elétrica, placas de sinalização ou semáforos”, explicou Duarte.

Todas as mudas de árvores removidas foram levadas para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cuidadas com terra especial, vão crescer e depois serão levadas para serem plantadas em locais adequados da cidade. 

Como plantar

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é preciso seguir algumas regras. 

A escolha das espécies que são plantadas, especialmente em vias públicas, leva em consideração as características das ruas, como a largura da calçada, existência de fiação elétrica, acesso de veículos, rede de drenagem, água e esgoto, gás, iluminação, semáforos, placas e demais equipamentos urbanos.

Outra preocupação das equipes do Meio Ambiente é com o espaçamento entre as mudas plantadas, que deve ser respeitado, de acordo com o seu tamanho, variando de cinco a 12 metros.