Seis das oito clínicas odontológicas das unidades de saúde do Distrito Sanitário do Tatuquara foram completamente reformadas pela Prefeitura.
A ação faz parte da diretriz da administração do prefeito Rafael Greca de reformar todas as 107 clínicas odontológicas das unidades de saúde de Curitiba, num investimento global de R$ 6,2 milhões (majoritariamente recursos municipais), readequando toda a rede a um modelo que atende às exigências de segurança biológica, que se modificaram com a pandemia da covid-19.
“Vamos colocar esse modelo, que traz mais conforto, segurança e privacidade, na cidade inteira, porque o povo de Curitiba merece o melhor”, disse o prefeito.
Já foram reformadas e entregues à população as clínicas odontológicas das unidades de saúde Caximba, Monteiro Lobato, Palmeiras, Moradias da Ordem, Pompéia e Santa Rita.
Para concluir a reforma de todas as clínicas odontológicas do Distrito Sanitário do Tatuquara, falta a conclusão das obras da clínica da US Dom Bosco, que está em andamento, e a licitação das obras de reformas da US Rio Bonito.
Novo modelo
O novo modelo individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-os com divisórias que asseguram mais segurança contra o risco de contaminação por vírus ou bactérias, além de oferecer mais privacidade aos profissionais e pacientes.
De acordo com a secretária municipal da Saúde Beatriz Battistella, que é cirurgião dentista, a climatização garante aos trabalhadores maior conforto, devido ao uso constante de paramentação necessária para a segurança.
"O ambiente renovado é bem mais acolhedor para o usuário e mais agradável para trabalhar. E a comunidade merece esse carinho. O maior benefício é poder voltar atender com três cadeiras, ampliando a oferta de consultas”, comentou.
As entregas mais recentes na região foram das unidades de saúde Palmeiras e Monteiro Lobato.
A clínica da US Palmeiras foi a 44ª a ser completamente reformada pela Prefeitura. Inaugurada em 1986, a unidade tem 415 metros quadrado, seis consultórios médicos e de enfermagem, duas salas de procedimento, uma sala de vacina, recepção, farmácia, central de material, uma sala de avaliação de enfermagem e agora a clínica odontológica com três cadeiras separadas.
Tudo renovado
Nas clínicas das duas unidades (Palmeiras e Monteiro Lobato) foi feita a troca do piso paviflex por piso de granitina, instalação hidráulica dos lavatórios dos boxes odontológicos, individualização das cadeiras odontológicas, instalação de ar condicionado, pintura interna da sala e da sala de espera da odontologia, troca de todo o mobiliário da clínica, instalação de pontos de rede, substituição de acabamentos elétricos e instalação de novos pontos elétricos e substituição de luminárias.
Entre as 11,9 mil pessoas atendidas pela Unidade de Saúde Palmeiras está a promotora de supermercado Rejane Lima de Oliveira, 52 anos. Há nove anos morando no bairro ela foi conferir a nova estrutura.
"Os moradores da região estavam ansiosos por essa entrega, a clínica ficou bem melhor, além da segurança garante mais privacidade na hora da consulta", agradeceu.
Monteiro Lobato
A clínica odontológica da US Monteiro Lobato foi a 18ª renovada pelo município, com investimentos de R$ 25.544,61 em recursos do município.
A cirurgiã-dentista Tatiana Borgaro Merlin, servidora da Saúde há 22 anos, trabalha há 12 na unidade Monteiro Lobato e ficou feliz com o resultado. “Ficou mais seguro, com menos risco de contaminação e com mais privacidade para os pacientes”, disse.
As 21,3 mil pessoas atendidas pela Unidade de Saúde Monteiro Lobato estão sendo beneficiadas com a renovação da clínica. O motorista Narcizo Santos, 50 anos, usuário há 12 anos da unidade Monteiro Lobato, aprovou a renovação.
“Somos em cinco em minha família e sempre viemos aqui. Temos plano odontológico particular, mas preferimos vir aqui porque sempre somos bem atendidos, são muito atenciosos. E agora ficou ainda melhor”, afirmou.