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Assistência social

Prefeitura de Curitiba renova frota da FAS para ampliar atendimento a pessoas em situação de rua

Prefeitura moderniza a frota de veículos da FAS. Curitiba, 06/02/2025. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Prefeitura de Curitiba modernizou a frota de veículos da Fundação de Ação Social (FAS) para melhorar o serviço de abordagem a pessoas em situação de rua. São 23 novas vans modelo Scudo, que substituem as tradicionais Kombis usadas desde a fundação da instituição há quase 32 anos.

Os novos veículos, nas cores amarelo e branco, foram apresentados pelo prefeito Eduardo Pimentel durante o lançamento do Plano de Redesenvolvimento da Região Central da cidade, nesta quinta-feira (6/2). No evento, realizado em frente ao Paço da Liberdade, Eduardo Pimentel anunciou uma força-tarefa multissetorial que prevê a realização de várias ações pra promover o desenvolvimento do Centro. Entre as medidas está o reforço no atendimento social à população de rua.


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"Vamos redobrar esse atendimento para ofertar serviços às pessoas que estão em situação de rua, acolher e encaminhar aquelas que possuem problemas mentais ou de drogadição", afirmou o prefeito.

Nova frota e atendimento

Das 23 vans que compõem a frota, 19 são usadas pela Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES) no serviço de abordagem a pessoas em situação de vulnerabilidade. A CES é responsável pelo atendimento às solicitações que chegam à Central 156 e pela abordagem social realizada à noite em toda a cidade, 24 horas por dia e todos os dias da semana.

No período diurno a abordagem social ganha o reforço das equipes dos dez Centros de Referência Especializados de Assistência social (Creas) que estão instalados nas dez regionais da cidade.  

Outros quatro veículos ficam de apoio às casas de passagem, unidades de acolhimento institucional e aos três Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop).

“Esses novos veículos são mais modernos e espaçosos, com capacidade para transportar até dez pessoas, o que permite um atendimento mais eficiente”, explica o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.

Desde o início de janeiro, a FAS intensificou o serviço de abordagem social, especialmente na região central. No primeiro mês de 2025, foram realizadas 3.386 abordagens, das quais 1.214 resultaram no encaminhamento das pessoas para acolhimento.

Além das solicitações feitas pelo telefone 156, as equipes da CES percorrem roteiros predefinidos para oferecer apoio à população em situação de risco social.