A Prefeitura de Curitiba está reformando a Unidade de Saúde (US) Trindade, na Vila Oficinas (bairro Cajuru). A US está fechada durante o período de obras e para garantir a assistência à saúde na região, as consultas médicas e de enfermagem, a retirada de medicamentos, vacinação e demais procedimentos foram transferidos para Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 1.197)
Somente o Espaço Saúde da unidade em obras continua com atividades normais, como apoio à atividade física, orientações de saúde e atendimento de grupos de pacientes, como de gestantes, hipertensos e diabéticos. Os profissionais que atuam no Espaço Saúde também são responsáveis por orientar os moradores que procuram atendimento na unidade agora fechada para obras. São 19 mil usuários vinculados à US Trindade.
Iniciadas na segunda quinzena de abril, a obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), e tem previsão de conclusão para agosto. O investimento total é de R$ 245,5 mil.
“Pedimos a compreensão da comunidade vinculada à US Trindade no período de reforma da unidade. São intervenções necessárias para melhorar a estrutura física e qualificar ainda mais o atendimento aos cidadãos”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Acessibilidade
A reforma prevê a troca do piso paviflex por piso granitina na área da recepção, espera e outras duas salas da unidade, pintura interna e externa e adaptação de acessibilidade entre o prédio principal e o espaço saúde, que fica no mesmo terreno.
De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, as melhorias vão proporcionar um ambiente mais acolhedor e acessível para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. “Com a melhoria na infraestrutura do imóvel o ambiente se torna qualificado, confortável e seguro para os cidadãos”, diz Rodrigues.