Curitiba começa a semana com obras de requalificação do pavimento em 11 ruas. As intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e alcançam uma extensão de 7.387 metros de asfalto novo.
Os trabalhos estão sendo feitos no bairro Butiatuvinha nas ruas Orlando Peruci (840 m), trecho entre a Avenida Manoel Ribas e a Trincheira do Contorno Norte; Caetano Alessi (437 m), entre a Avenida Manoel Ribas até o final de rua; Egydio Ricardo Pietrobelli (167 m), entre as ruas Caetano Alessi e Orlando Peruci; e Aécio Marcelo Antoniacomi (321 m), entre a Rua Orlando Peruci e a Avenida Manoel Ribas.
“Continuamos os trabalhos de recuperação da malha viária da cidade, já que esta é uma solicitação recorrente da população na Central 156. Ao mesmo tempo, realizamos serviços de macrodrenagem, construção de escolas e reforma de unidades de saúde que trazem maior qualidade aos curitibanos”, disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Mais asfalto novo
No bairro Umbará, estão recebendo pavimento novo as ruas Deputado Pinheiro Júnior (404 m), entre Francisco Becker e Maria Dissenha Bonato; Bortolo Pelanda (953 m), entre Nicola Pellanda e Dílson Luiz; e a Pedro Picussa (310m), entre as ruas Francisco Becker e Bortolo Pelanda.
No Capão Raso, o programa Asfalto Novo contempla as ruas Capitão Argemiro Monteiro Wanderley (1.285 m), entre a Rua André Ferreira Barbosa até o Córrego Capão Raso; e a Isolde Torquato Tillo (700 m), entre as ruas Desembargador Ernani Guarita Cartaxo e Alberto Leschkau.
Completam a lista de requalificações da semana, a Rua Pedro Cruzetta (1.170 m), entre as ruas Cidade Jardim Olinda e Ângelo Marqueto, no bairro CIC; e a Estrada do Ganchinho (800 m), entre o viaduto da Linha Férrea e a Rua Eduardo Pinto da Rocha, no Ganchinho.
Quadras cobertas
Outras frentes trabalho atuam na construção de quadras cobertas nas escolas municipais Madre Maria dos Anjos e Arapongas (ambas no Novo Mundo); Carmen Salomão Teixeira (Ganchinho) e Durival de Britto e Silva (Cajuru).
Nova escola e quadras cobertas
No bairro CIC, prosseguem as obras de construção da nova sede da Rua da Cidadania CIC e a reforma e ampliação do Centro de Treinamento da Guarda Municipal.
No Santa Cândida, está sendo construída a Escola Municipal Metry Bacila. A nova unidade ocupará uma área de 1.919,22m² e contará com dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para professores, equipe pedagógica, sala da direção, secretaria, copa e almoxarifado.
Em outro extremo da cidade, no bairro Caximba, a Escola Municipal Joana Raksa, que atende 850 estudantes, está recebendo obras de reforma e ampliação.
O projeto faz parte do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que hoje é uma das maiores obras estruturantes em execução, com o objetivo de reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, organizando o território e permitindo a recuperação da área de preservação permanente da bacia do Rio Barigui.
Unidades de saúde
Esta semana também estão acontecendo obras em nas unidades de saúde Estrela (Fazendinha) e Bacacheri. As reformas qualificam a assistência à saúde da população, uma vez que promovem melhorias nas estruturas das unidades, impactando positivamente no serviço oferecido.
Drenagem
No bairro CIC, o Departamento de Pontes da (Smop) está fazendo a terceira etapa do processo de desassoreamento e regularização dos taludes do Rio Barigui, no trecho que corta o bairro CIC.
Na mesma região, a está sendo feita a implantação de galeria celular na rua Padre Estanislau Piasecki, esquina com a rua Júlio Wos e o Ribeirão do Muller para melhorar a captação das águas das chuvas.
Mobilidade
As obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte, na região do Trevo do Atuba, seguem em andamento com a evolução dos serviços de pavimentação e de escavação e preparação de pavimentação na nova trincheira que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116.
Complexo Tarumã
No Viaduto da Victor Ferreira do Amaral, as obras do Complexo do Tarumã avançam com a preparação da concretagem dos pilares, necessários para sustentar o alargamento da estrutura que receberá as estações de ônibus Tarumã (na parte superior) e Victor Ferreira do Amaral (sob o viaduto).
Viaduto do Alto Boqueirão
Prosseguem também as obras de reforço estrutural do viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea, no Alto Boqueirão.
A obra deverá ser concluída no segundo semestre deste ano e o objetivo é aumentar a vida útil do viaduto para permitir a passagem apenas de veículos leves.
Mercado Municipal
Também prosseguem os trabalhos de reestruturação de calçadas nas ruas da Paz, General Carneiro, Doutor Faivre e Francisco Torres, como parte do projeto de requalificação do entorno do Mercado Municipal.
A intervenção faz parte do projeto Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, e do Programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central.
O objetivo é priorizar pedestres e deslocamentos não motorizados e valorizar o comércio da região e o espaço público.
O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.