Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Visitas domiciliares

Prefeitura de Curitiba reforça orientações sobre como identificar agentes da Saúde nas visitas domiciliares

Secretaria da Saúde orienta a população sobre como identificar os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Foto: Renato Prospero/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba orienta a população sobre como identificar os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias durante visitas domiciliares. É importante seguir essas orientações para evitar situações de risco e para garantir o atendimento seguro e eficiente.

  • Estes profissionais sempre estão uniformizados, com traje azul, e portam crachá de identificação, que inclui o nome completo e o número de matrícula. 

  • Os agentes são conhecidos nas comunidades em que atuam, pois trabalham exclusivamente em áreas pré-definidas para criar vínculos com os moradores do local. 

  • Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 156 para confirmar a vinculação do profissional ao quadro de agentes de saúde do município. 

  • Não é prática dos agentes convidar moradores para entrar em veículos para buscar atendimento. O atendimento ocorre diretamente no domicílio, com a equipe de saúde acompanhando o agente da Saúde a pé, ou é agendado para que o paciente compareça posteriormente à unidade de saúde. 

  • A remoção em casos de emergência é feita por ambulância do Samu.