A Prefeitura de Curitiba mantém um trabalho contínuo de manutenção em pontes e passarelas da cidade, sejam elas de madeira, concreto ou metálicas. São intervenções que incluem vistorias estruturais, reforço em fundações, recuperação de guarda-corpos e melhorias no pavimento das travessias para garantir a segurança e a mobilidade da população.
A ação, que é sempre muito importante, ganha ainda mais relevância nos meses chuvosos de verão, quando a elevação dos rios e o grande volume pluviométrico causam danos significativos a essas estruturas.
A Prefeitura mantém equipes mobilizadas para identificar e solucionar problemas estruturais nessas passagens, assegurando que infraestrutura e mobilidade da cidade permaneçam segura e eficiente para todos os curitibanos. Além das ações preventivas, após cada grande tempestade, as equipes se mobilizam em correções emergenciais.
Os serviços são executados pelas equipes do Distrito de Galerias do Departamento de Pontes e Drenagens e do Departamento de Edificações da Secretaria de Obras de Curitiba (Smop) e a maioria parte de demandas apresentadas pela população.
QUER MANUTENÇÃO EM UMA PONTE? Saiba como solicitar
O secretário municipal de Obras Públicas destacou a importância desse trabalho para a cidade. "Manter pontes e passarelas em boas condições é fundamental para a segurança dos pedestres e motoristas, além de preservar o patrimônio público e promover a mobilidade urbana sustentável, garantindo acessibilidade para todos."
13 pontes consertadas
Desde janeiro, 16 pontes e passarelas passaram por melhorias, garantindo mais segurança e conforto para a população. A maior parte das intervenções foi realizada em passarelas de madeira, mais vulneráveis às intempéries do período.
Entre os locais contemplados estão a passarela que foi restaurada no final da Rua Luiz Carlos de Oliveira, no bairro Xaxim; a passarela no final da Rua 11 de Agosto, sobre o Ribeirão dos Padilhas, no Boqueirão; e a ponte na Rua Cleto da Silva, sobre o Córrego Evaristo da Veiga, também no Boqueirão.
Como funciona
As solicitações podem ser feitas por meio do telefone 156, pelo Guia de Serviços no Portal da Prefeitura, da abertura de protocolos nas regionais administrativas da Prefeitura ou por meio de proposições de vereadores. Em seguida, a coordenadoria envia fiscais ao local para verificar se o serviço é de sua competência.
Caso a ponte ou passarela esteja em situação precária, ela é interditada e sinalizada. Por fim, uma empresa contratada por licitação é acionada para realizar a intervenção.
Além disso, os moradores também têm a opção de apresentar suas demandas coletivas no programa Fala Curitiba, audiências públicas promovidas pela Prefeitura para ouvir as necessidades específicas de cada bairro.
Pontes e passarelas que receberam melhorias nos últimos 60 dias
- R. Arthur Euclides de Moura, com R. Profª Júlia Valery Legat Neal (Xaxim)
- R. Walter Marquardt, 96, com R. Dr. João Skalski (Jardim Botânico)
- R. Germânia, 26, com R. Antônio Meireles Sobrinho (Cajuru)
- R. Assis Figueiredo com R. Pernambuco (Guaíra)
- R. Dep. Benedito Lúcio Machado, 291, com R. Arthur Euclides de Moura (Xaxim)
- R. Dante Honório, 57, com Praça Jardim Esmeralda (Xaxim)
- R. Antonino Teixeira com R. Pedro Gonshi (Santa Cândida)
- R. Canal com R. Pernambuco (Parolin)
- R. João Fagundes Machado, 362, com Av. Canal Guaíra (Parolin)
- R. Ayrton Greiffo, 174, com R. Verônica Tribeck (CIC)
- Av. Sagitário com R. Pastor Ismael Colluci (Sítio Cercado)
- R. 11 de Agosto, 1.035, com R. Dante Honório (Xaxim)
- R. Major Theolindo Ferreira Ribas, 1.846, com R. Cleto da Silva (Boqueirão)
- R. Luiz Carlos de Oliveira, 388, com R. Irmã Clarice Biazus (Xaxim)