Após modernização e reforço no sistema de iluminação, o Parque Municipal Barreirinha, o segundo mais antigo da cidade, está recebendo obras de manutenção nas pistas internas, o que em breve vai garantir mais conforto e segurança aos visitantes.
O pavimento ficou desgastado após seguidos períodos chuvosos, com buracos cujo reparo se tornou demanda dos frequentadores. Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na reciclagem de 1.300 metros de asfalto para assegurar caminhos mais acessíveis para quem quiser se exercitar ou passear.
“A nova pavimentação somada à modernização no sistema de iluminação, recém implantada no local, com luminárias em tecnologia LED, são investimentos da Prefeitura de Curitiba para presentear a cidade no ano dos 330 anos de Curitiba”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Fauna e flora
Criado em 1959 e entregue à população em 1972, o Parque Barreirinha apresenta a maior representatividade da fauna e flora da cidade. É também onde está uma das nascentes do Rio Bacacheri. A área de 275.380 metros quadrados fica no nº 6.100 da Avenida Anita Garibaldi, no bairro Barreirinha.
O local é um dos preferidos da dona de casa Marley Siqueira, que diariamente faz caminhadas para manter em dia a saúde e leva o cachorro Théo para passear. “O parque é lindo, mas as pistas estavam precisando dessa melhoria. Com piso novo muita gente que tinha parado de vir voltará aos exercícios” conta Marley.
Desde 2019, o parque é também a sede da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil.
A recuperação já alcançou boa parte das pistas. Para a conclusão dos trabalhos falta a intervenção no estacionamento e os acabamentos, que serão realizados nos próximos dias.
Iluminação
Para incentivar que mais pessoas procurem o parque para práticas saudáveis, que contribuam para aumentar a qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Obras, por meio do Departamento de Iluminação, reforçou o sistema de iluminação no local em fevereiro.
Nos postes metálicos que iluminam as pistas de caminhada e em frente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, no interior do parque, foram substituídas 47 luminárias convencionais de 100W de potência por unidades LED de 40W. No estacionamento, 3 luminárias de 150W deram lugar a modelos LED de 60W.
Já na área de estar, onde ficam o parquinho e a academia ao ar livre, foi feita a revisão de circuitos, comandos e instalação de aterramento nos circuitos. As mudanças implicaram na redução aproximada de 70% da potência instalada, com melhores resultados de luz no local.