O bairro Boa Vista, na região Norte da cidade, vai ganhar mais um binário de trânsito. Para isso, a Prefeitura está fazendo melhorias no pavimento e readequações nas ruas Lodovico Geronazzo e Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, por onde vai escoar o novo sistema de trânsito.
O projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as alterações estão sendo implantadas em conjunto com a Superintendência de Trânsito (Setran). O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito e facilitar a ligação viária entre as regiões.
Os bloqueios de trânsito são parciais e variáveis de acordo com o andamento dos trabalhos. A previsão é de que as intervenções terminem no dia 24 de junho. O novo binário passa a vigorar a partir do dia 26 de junho.
Pavimentos renovados
Na Rua Lodovico Geronazzo, equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) fizeram o trabalho numa extensão de 2,3 km, no trecho compreendido entre a Rua Guilherme Butler até a Avenida Paraná.
A recuperação do pavimento é pelo sistema de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
A mesma operação está sendo realizada na Rua Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, ao longo de 600 metros, entre Avenida Paraná até a Rua Nossa Senhora de Nazaré.
Os trabalhos incluem também a revitalização do pavimento e abertura da Avenida Paraná, no cruzamento com as ruas Brigadeiro Arthur Carlos Peralta e Ernesto Piazzetta.
Moradores aprovam
O trabalho da Prefeitura na Rua Lodovico Geronazzo está sendo elogiado por comerciantes e moradores. Gilmar Ferrarini, dono da loja de ferragens Kekitem, disse que gostou muito da melhoria no pavimentro.
"Asfalto novo é sempre muito bom. Eu tenho a loja há oito anos e é a primeira vez que vejo a rua ter o pavimento do recuperado", explicou.
A dentista Ana Paula Pedroso, que tem a clínica na rua, aprovou a mudança. "Está ficando ótimo", disse.
Matando as saudades
Para o empresário Paulo Araújo, além de ter o prazer de ver a rua onde mora recuperada, a obra serviu também para matar saudades do tempo que acompanhava o pai no trabalho.
"Eu estava mostrando para o meu filho, o avô dele era operador de máquinas rodoviárias e eu gostava de acompanhá-lo no serviço, no tempo em que ele trabalhou no asfaltamento de várias ruas de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul", citou.
Paulo também lembrou que recentemente a Prefeitura de Curitiba realizou um grande trabalho de macrodrenagem na Rua Lodovico Geronazzo. Os trabalhos foram realizados para implantação de um novo poço de visita com tubulação armada e maior capacidade para ampliar o sistema de drenagem local. Clique e veja mais detalhes desta obra.
Nova ciclovia
De acordo com João Gustavo Carraro Hortmann, do Departamento de Sistema Viário do Ippuc, entre as modificações que envolvem o projeto está a implantação de uma ciclofaixa na Rua Lodovico Geronazzo, entre a Av. Paraná e a Rua Nossa Senhora de Nazaré, numa extensão de 600 metros.
A nova rota integra projetos que estão sendo realizados para ampliar ciclomobilidade, com integração à malha já existente. Desde 2017, a capital paranaense recebeu mais 75,2 km de rede cicloviária, totalizando atualmente 283,7 km, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.
Mudanças na sinalização
Para atender as novas especificações do trânsito, estão sendo feitas mudanças e readequação da sinalização de trânsito na região, como é o caso dos semáforos em dois cruzamentos na Rua Lodovico Geronazzo (Av. Paraná e Rua Jovino do Rosário).
Além disso, estão sendo implantados novos semáforos em três cruzamentos das ruas Brigadeiro Arthur Carlos Peralta e Ernesto Piazzetta (Rua Jovino do Rosário, Avenida Paraná e Rua Canadá) e retirada do semáforo existente no cruzamento das ruas Lodovico Geronazzo e Canadá.