Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obras nos bairros

Prefeitura de Curitiba recupera asfalto em ruas do Santa Quitéria e Campina do Siqueira

Obras de asfalto novo na Rua Rezala Simão, Santa Quiteria. Curitiba, 23/11/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

As ruas Rezala Simão, na altura do bairro Santa Quitéria, e Martin Afonso, no Campina do Siqueira, rotas do transporte coletivo da cidade e que servem de ligação para bairros, estão recebendo obras de requalificação do asfalto. A Prefeitura de Curitiba, a partir do programa Asfalto Novo, de recuperação da malha viária da cidade, está com ações de fresa e recape para assegurar melhorias no trânsito, ampliar a segurança e a mobilidade da população. 

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Com as obras, vamos garantir mais conforto aos motoristas, aos comerciantes e usuários do transporte coletivo das duas ruas, a exemplo de outras cujo pavimento já foi requalificado. Estamos trabalhando arduamente para levar asfalto de qualidade para todos os bairros”, diz o secretário municipal de Obras, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Santa Quitéria

A Rua Rezala Simão é rota para transporte coletivo das linhas 611 – Fazendinha/Portão, 701- Fazendinha, 702- Caiuá/Cachoeira, 703- Caiuá/Cachoeira, 706 – Caiuá/Fazendinha/Centro, 761- Vila Izabel, 762- Vila Rosinha, X36- Guadalupe/Fazendinha. Na via, as obras acontecem nos 630 metros de extensão, entre a Rua Alfredo José Pinto e Rua Alberto Klentz, no Santa Quitéria, na divisa com os bairros Fazendinha e Portão. Além de ser itinerário de cinco linhas de ônibus, faz a ligação entre os bairros Fazendinha, Santa Quitéria Portão e Vila Isabel.

Iniciada em 16 de novembro, a obra tem programação para ser concluída até o fim da semana. O trabalho das equipes para garantir asfalto novo para a via está deixando satisfeito o casal de comerciantes Daniel da Cunha e Rosalina Ferreira, proprietários da distribuidora de bebidas Altas Horas, localizada no cruzamento da Rua Rezala Simão com Rua Francisco Santiago Soares.

“A obra vai melhorar a circulação de motoristas e das pessoas na região e vai fazer bem ao comércio e aos moradores. Havia buracos, riscos de acidente, a melhoria era necessário e chega em bom momento”, conta Cunha. 

No mesmo eixo, quando a Rua Rezala Simão muda de nome para Bocaiúva, no bairro Portão, obras da Prefeitura recuperaram, em setembro, outros 753 metros da via, no trecho compreendido entre Rua Capiberibe e a Rua Pretextato Taborda Júnior.

Campina do Siqueira

Na Rua Martin Afonso, no Campina do Siqueira, as obras iniciadas na ultima segunda-feira (21/11) tem previsão de finalização para a próxima terça-feira (29). O trecho que recebe melhorias é de 300 metros entre as ruas General Mário Tourinho – em frente a Unidade de Saúde Campina do Siqueira – e a Rua Jerônimo Durski, nas proximidades do Terminal Campina do Siqueira. Ao longo das próximas semanas, outros trechos da via por onde circulam as linhas de ônibus 010-Interbairros I (Horário), 020-Interbairros II (Horário), 022-Inter 2 (Horário), 024- Capão Raso/Campinha do Siqueira,304 – Pinhais/Campo Comprido, 307 – Bairro Alto/Santa Felicidade, 870 – São Braz,902 – Santa Felicidade-Praça Tiradentes, 979- Santa Felicidade /Praça Tiradentes, 979 - Turismo também vão receber obras de requalificação do pavimento.

No processo de fresa e recape, é realizado o corte de uma ou mais camadas do pavimento asfáltico, conforme espessura definida, na remoção da camada envelhecida e na aplicação de nova camada de revestimento asfáltico.

Enquanto as obras acontecem, o tráfego nas ruas é feito no sistema pare e siga. Trechos das vias são bloqueados temporariamente para que os carros possam passar. A orientação é que os motoristas procurem caminhos alternativos.

Pela Cidade

O programa de recuperação da malha viária de Curitiba - lançado em 2017, superou os 719 km de asfalto novo. São 1.497 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.279 ruas, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba.

 O maior volume de obras – 87%- acontece em bairros afastados do Centro.