A Prefeitura de Curitiba começou nesta semana a recuperação de parte do pavimento da Linha Verde. As intervenções preveem melhorias em 2,5 km de pista. Os bloqueios são parciais e variáveis, de acordo com o andamento dos trabalhos.
A correção está sendo realizada na pista principal da Linha Verde sentido Sul, da Rua Roberto Faria até a Leonel França, uma extensão de 1,2 km. Outra frente de trabalho está no sentido norte da Linha Verde, desde a Rua Chanceler Oswaldo Aranha até a Professor João Soares Barcelos, ao longo de 1,3 km.
Para minimizar o impacto no trânsito, as equipes trabalham à noite, no período das 20h às 5h, durante a semana, e, aos sábados, domingos e feriados, o serviço é realizado durante o dia.
A ação é realizada por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
Fresa e recape
A recuperação do pavimento se dá pelo sistema de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
A previsão é de que o serviço seja concluído em 15 dias se as condições do tempo permitirem.