Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Equipe reforçada

Prefeitura de Curitiba recebe novos professores da Educação Infantil contratados

Professores de educação infantil contratados pelo PSS recebem informações na Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). - Curitiba, 28/02/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) recebeu, nesta terça-feira (28/2), o primeiro grupo de professores de Educação Infantil que participa do processo seletivo simplificado (PSS) da Prefeitura de Curitiba (Edital 1/2022). Foram convocados 386 profissionais que tiveram a sua documentação aprovada. Eles se apresentam, de acordo com o edital, até a próxima segunda-feira (6/3).

Já a partir de terça-feira (7/3), começam as contratações de 506 profissionais do magistério - Docência I, também pelo PSS.

As contratações para a Educação infantil e Docência I dão prosseguimento à estratégia de ampliação da oferta do ensino integral nas unidades municipais prevista pela Educação.

 

Escolha das unidades

A assinatura dos contratos de trabalho foi realizada na sede da Smap, no bairro São Francisco. De acordo com a ordem de classificação no PSS, os professores de educação infantil puderam escolher o local de trabalho entre as opções disponíveis nas dez regionais da cidade: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

Dentre os 87 CMEIs disponíveis para escolha dos candidatos nesta manhã, Augusto Bruno da Costa Araújo colocou como primeira opção o Centro de Educação Infantil da Vila Leão, no Pinheirinho. Apesar de morar no Novo Mundo, ele priorizou a escolha pela questão afetiva com o local. “Já conhecia o Vila Leão e sou apaixonado por lá. Vale a pena o transporte.”

O acreano, de 26 anos, veio para Curitiba em 2019 e, desde então, participa dos PSS do Município. “Sempre que não passava, eu chorava e pensava que não ia desistir, nem reclamar. Até que consegui a contratação como auxiliar de serviços escolares no CEI Cláudio Abramo, onde sou muito feliz. Foi lá que me senti acolhido e aprendi a gostar ainda mais de Curitiba e da área da educação.”

O relacionamento com a educação, por meio das 250 crianças da unidade localizada no bairro Capão Raso, foi amadurecido e, agora, ele se sente pronto para entrar na sala de aula. “Estou muito ansioso. Desde que eu soube deste PSS, venho estudando, pensando nas aulas e em novas metodologias. Amo estar com os pequenos e temos uma relação de amizade fantástica.”

Ele faz parte do grupo de contratados que já eram profissionais do PSS, mas para outras funções, o que é permitido pela legislação.

Otimismo e recomeço

O ânimo do início de carreira traz novidade e motivação à sala de aula. Mas, existem também aqueles que trazem experiência.

“Estar aqui hoje é um marco na minha vida. É retornar para a profissão que amo e tenho tanto carinho” conta Telmara de Oliveira Ribeiro, de 57 anos.

Assim como Telmara, Juraci Vieira de Almeida, de 46 anos, está otimista com o desafio que assume agora no CMEI Tapajós, no Boqueirão, perto de onde mora. Para ela, o PSS representa a volta à profissão.

"Parei um tempo para fazer outras atividades. Agora quero voltar a estudar psicopedagogia e retomar a carreira na educação", contou. 

Em alta