Nesta quinta-feira (9/5), o vice-prefeito Eduardo Pimentel recebeu donativos arrecadados pela Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, no Juvevê, que é um dos postos oficiais de coleta da Campanha Solidária. Até agora, a instituição já contabilizou cerca de 10.000 kg de doações de alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, ração animal, além de roupas e calçados.
"É confortante ver a mobilização das pessoas da cidade de Curitiba em prol do Rio Grande do Sul. Aqui, quero agradecer as igrejas que se mobilizaram e estão recebendo doações dos seus fiéis. Agradeço também aos mercados, empresas, instituições de ensino, grupos de WhatsApp da cidade que estão fervendo de doações”, disse Pimentel.
- CLIQUE AQUI para ver o endereço do posto de arrecadação mais próximo.
O vice-prefeito também falou sobre a logística de distribuição dos materiais. “A nossa Defesa Civil está trabalhando muito, de forma integrada com a Defesa Civil estadual para levar em segurança e com rapidez todas essas doações ao Rio Grande do Sul. Nós vamos fazer chegar na mão de quem precisa”, afirmou ele.
Segundo o Pastor Silas Zdrojewski, dos 10.000 kg de doações arrecadados através da igreja, há ainda cerca de 3.000 kg de materiais que estão sendo separados. Entre os materiais já categorizados estão 1.883 kg de roupas e calçados, 3.234 kg de alimentos não perecíveis, 1.741 litros de água, 309 kg de material de limpeza, 51 kg de papel higiênico, 259 kg de material de higiene pessoal, além de 66 kg de ração animal.
“Recebemos o convite da Prefeitura para que pudéssemos ser esse ponto de coleta, anunciamos às pessoas e a resposta foi incrível. Estamos recebendo doações também de outras igrejas e da comunidade em geral. É um lugar aberto a todos. Qualquer pessoa pode trazer aqui, a partir das 9h até às 21h, na Rua Alberto Folloni, 143”, afirmou o pastor.
Segundo a igreja, as doações que estão chegando poderão ser usadas de imediato por quem precisa, por estarem limpas e em excelente estado.
“Só em Curitiba são mais de 400 postos de arrecadação. Todo o material arrecado está sendo despachado para o Rio Grande do Sul, através da Defesa Civil do Estado do Paraná. Estamos acelerando nossa logística com entregas às terças, quintas e sábados para que esse material chegue o mais rápido possível às pessoas que precisam lá no Rio Grande do Sul”, explicou Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba.
Nesta quarta-feira (8/5), 15 caminhões com 300 toneladas de donativos saíram de Curitiba com destino ao estado gaúcho, por meio da Defesa Civil estadual, responsável pela logística e entrega segura das doações.
Rotary
Entidades civis organizadas também encorpam a campanha, como é o caso do Rotary Club de Curitiba – Avenida das Torres. Na tarde desta quarta-feira (8/5), foram entregues à Defesa Civil de Curitiba um total de 3 mil litros de água, 2 toneladas de roupas, 150 cestas básicas, 150 kits de higiene pessoal, 430 litros de material de limpeza, 40 kg de ração animal, além de 1.000 embalagens de medicamentos.
Todo o material arrecadado pelo Rotary foi transportado diretamente ao estado gaúcho, de forma voluntária, pela transportadora TranSheliga.
As doações continuarão a ser recebidas por tempo indeterminado e a população de Curitiba pode contribuir em 439 locais diferentes. Neste momento, o pedido é principalmente por água mineral, além de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e limpeza, identificados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul como prioridades.