A Prefeitura de Curitiba dá continuidade ao Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, com a publicação do edital de concorrência das fases 3 e 4 de construção de habitações e infraestrutura viária. A licitação foi publicada nesta quarta-feira (22/3), no Diário Oficial do Município, no Portal da Transparência de Curitiba e em jornais de grande circulação.
Nesta próxima fase, deverão ser executadas 223 unidades habitacionais, entre elas sobrados comerciais, além de 4.300 metros de infraestrutura viária, microdrenagem e preparação para as redes de água, luz e esgoto. Também estão previstas no edital pequenas reformas e construção de muros em residências na porção da vila entre a Rua do Comércio e a área da atual construção das novas unidades habitacionais, iniciadas em outubro de 2022, na direção da Estrada Delegado Bruno de Almeida. Parte da regularização fundiária da Vila 29 de Outubro também será executada nessa etapa do projeto.
O valor para a nova fase de obras é de R$ 86 milhões. Os envelopes contendo a proposta de preço e a documentação de habilitação devem ser entregues até às 8h45 do dia 27/04/2023, no Serviço de Protocolo da Secretaria Municipal de Obras Públicas, na rua Emilio de Menezes, 450, no bairro São Francisco. Os mesmos serão abertos em sessão pública a partir das 9h do mesmo dia.
O edital encontra-se disponível para download no Portal da Transparência de Curitiba, no no ícone “Compra e Licitações” ou junto à Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (UTAG). Informações pelo no telefone 3250 1436 ou pelo email utagafd@ippuc.org.br.
Projeto socioambiental
O Bairro Novo do Caximba é o maior projeto socioambiental em execução no país. A obra tem o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e vai promover qualidade de vida e dignidade para 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro, na região extremo Sul da cidade. O contrato, no valor de €$ 38,1 milhões, foi assinado em 2020 e prevê o reassentamento de 1.147 famílias e a regularização fundiária de 546 imóveis na Área de Preservação Ambiental dos Rios Barigui e Iguaçu.
As obras foram iniciadas em outubro de 2022, com a construção das primeiras 752 unidades habitacionais, em licitação vencida pela empresa Sial Engenharia. Nas áreas da intervenção, já é possível ver as fundações das primeiras unidades, no terreno ao lado da Vila Dantas, e todo o estaqueamento dos futuros lotes. A empresa executa ainda obras de microdrenagem em toda a área das novas habitações.
Além das casas e da reurbanização, o projeto prevê ainda um parque linear, obras de infraestrutura de água e esgoto, iluminação pública com LED e novos equipamentos de saúde, educação e assistência social.