Nesta quarta-feira (15/5), a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, promoveu um workshop intitulado “Um Novo Olhar para o Programa Armazém da Família”, reunindo diversos agentes do Ecossistema de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento contou com representantes do poder público, setor privado, conselhos e comunidade.
O workshop, coordenado pelo Centro Brasil Design, utilizou a metodologia Design na Prática para fomentar ideias e soluções inovadoras, visando criar uma nova agenda de serviços e iniciativas para fortalecer o Programa Armazém da Família.
O prefeito Rafael Greca destacou a importância da inovação e da participação comunitária para o sucesso do programa. “É com imensa alegria que nós apresentamos a Curitiba e aos curitibanos o ecossistema de segurança alimentar e nutricional, que hoje realiza um workshop dentro do Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba, com mesas de trabalho para pensar em soluções para todos os 35 Armazéns da Família de Curitiba e 16 da região metropolitana. Viva Curitiba e viva a grande Curitiba com o Mercado Comum Metropolitano”, disse o prefeito.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel também enfatizou o papel do setor privado e das parcerias. “A colaboração entre o poder público e o setor privado é fundamental para a sustentabilidade do Programa Armazém da Família. Vocês estão fazendo parte de um processo de modernização e atualização de um dos melhores programas que Curitiba tem. Não é à toa que quase todos ou todos os prefeitos da região metropolitana querem o Armazém da Família na sua cidade. Não é à toa também que no ano passado o governo federal veio a Curitiba para ver o que nós estávamos fazendo em toda a cadeia de segurança alimentar”, salientou Eduardo Pimentel.
Metodologia e progressos
O Centro Brasil Design, responsável pela consultoria técnica especializada, aplicou a metodologia Design na Prática para orientar o reposicionamento do Programa Armazém da Família. A abordagem inclui uma série de workshops e entrevistas com os beneficiários para compreender melhor suas necessidades.
Até o momento, os dois workshops realizados trouxeram várias ideias inovadoras, mostrando o potencial da governança participativa. A criação de novas iniciativas e serviços está em andamento, visando fortalecer ainda mais o programa.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, ressaltou os resultados já alcançados e as expectativas para o futuro. “Até agora, realizamos dois workshops e diversas reuniões de trabalho, que já geraram inúmeras ideias inovadoras. As entrevistas in loco com os beneficiários nos proporcionaram insights valiosos. Estou confiante de que, com a metodologia do Centro Brasil Design, conseguiremos reposicionar o programa de maneira eficaz e atender ainda melhor às necessidades da população”, afirmou Gusi.
353 mil famílias em Curitiba
Em Curitiba, o programa Armazém da Família reúne 35 unidades que oferecem gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza a preços mais baratos que no varejo comum. São mais de 350 mil famílias com renda até cinco salários mínimos da capital cadastradas no programa da Prefeitura, beneficiando mais de um milhão de curitibanos, além de 163 entidades sociais e filantrópicas que podem fazer compras nas unidades.
Na RMC, são 13 municípios conveniados, com 16 unidades de Armazéns da Família. São quase 34 mil famílias cadastradas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
O atendimento nos 35 Armazéns da Família de Curitiba é feito de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h; e no sábado, das 9h às 14h.
Presenças
Participaram do workshop a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região, Cilene da Silva Gomes Ribeiro; a presidente do Conselho Muncipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Roberta Cristina Pivatto; a secretária de Desenvolvimento Econômico de Piraquara, Creusa Nogueira Batista Froes; os vereadores, Professora Josete e Marcio Barros; os administradores das regionais Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim e da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz.