Uma parceria entre a secretaria municipal do Esporte, Lazer e Juventude e a Assessoria de Políticas para Mulheres, vai promover nesta semana o Pedala Noturno especial em enfrentamento e combate ao feminicídio.
Desta segunda a sexta-feira (17 a 21 de julho), o cronograma será especial e vai contar com palestras sobre o combate ao feminicídio nas concentrações antes dos Pedalas. Já durante o trajeto, de cerca de 15 quilômetros, o Ônibus Lilás da Prefeitura de Curitiba vai acompanhar o Pedala. Não é preciso se inscrever, é só chegar com a bike e os equipamentos de segurança e participar.
Para o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude Carlos Pijak Junior essa será uma grande oportunidade para que as mulheres possam conhecer os programas oferecidos pela assessoria de Políticas para Mulher da Prefeitura e ao mesmo tempo praticar atividade física que é fundamental para a saúde das mulheres.
“A informação e a prevenção sempre são muito importantes no combate à violência. Por este motivo, a secretaria municipal do Esporte, Lazer e Juventude está sempre pronta para auxiliar e divulgar o trabalho que é feito pela Prefeitura de Curitiba no combate à violência contra a mulher”, disse Pijak.
Confira aqui o cronograma do Pedala Noturno desta semana:
Segunda-feira (17/7) - saída da Rua da Cidadania do Boqueirão
Terça-feira (18/7) - saída Rua da Cidadania Bairro Novo
Quarta-feira (19/7) - saída da Rua da Cidadania do Cajuru
Quinta-feira (20/7) - saída no Parque Bacacheri
Sexta-feira (21/7) – saída na Praça Santos Andrade
Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás vai levar informações sobre os tipos de violência contra a mulher para os cinco pedalas desta semana. A iniciativa pretende alertar a população com relação à violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
As mulheres recebem orientacoes e acolhimento das denuncias e encaminhamentos aos serviços que atendem mulheres em situação de violência. O atendimento é gratuito, basta ir ao local.
Segundo a assessora de Políticas para Mulher da Prefeitura, Elenice Malzoni, a informação é imprescindível para prevenção e também para que as mulheres possam sair do ciclo de violência.
“Queremos alertá-las sobre os tipos de violência que possam estar sofrendo sem perceber. É comum acharem que só a violência física é crime, mas todos os tipos de violência podem ser denunciadas”, explica Elenice.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.