Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diálogo com a comunidade

Prefeitura de Curitiba promove audiência pública sobre alterações do Projeto Novo Inter 2

Prefeitura realiza audiência pública sobre alterações do Projeto Novo Inter 2. FOTO: Divulgação

Moradores, comerciantes e usuários do transporte coletivo das imediações da Avenida Arthur Bernardes são convidados para a audiência pública no próximo dia 15 de abril, às 19h, no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Seminário. Na oportunidade, a equipe técnica da Prefeitura de Curitiba vai expor as alterações feitas no projeto do Novo Inter 2, no trecho do Eixo de Animação da Arthur Bernardes.

As alterações foram elaboradas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Para chegar ao melhor resultado, os técnicos retomaram estudos de correção geométrica das vias, métodos construtivos, fluxo de trânsito e topografia, considerando também a vida útil de mais de 20 anos em uma obra com essa dimensão.

Sob o direcional do prefeito Eduardo Pimentel, a equipe preservou a eficiência da mobilidade urbana sustentável, especialmente para o fluxo do transporte coletivo. Também foram consideradas as limitações legais e institucionais para as alterações, como ajustes em um projeto licitado e em execução, tetos de aditivos contratuais e o cronograma da obra. 

Dois consórcios, formados pelas empresas TCE Engenharia, Compasa e Viaplan, são executoras as obras que seguem em andamento em outros pontos do lote.

“Foram refeitas diferentes simulações, novos levantamentos topográficos e novo censo arbóreo para embasar as decisões e análises que desenharam a solução mais adequada, em um excelente exercício intersetorial dentro da administração”, avalia Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.

O trânsito e o transporte

Na reunião pública, os técnicos irão demonstrar as simulações de tráfego para avaliar como o trânsito altera a operação do transporte coletivo, especialmente na quadra entre a Avenida Iguaçu e a Rótula dos Anjos. Neste trecho, está o maior ajuste feito no projeto, com a manutenção de quatro faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o ônibus. 

Para evitar cortes de árvores de grande porte e manter a permeabilidade do solo, as vias serão deslocadas para a margem direita da pista, com previsão desapropriações de imóveis atingidos. Dessa forma, o ônibus terá uma faixa exclusiva pela direita, podendo passar pela rótula sem ficar preso no congestionamento.

Também serão expostas as justificativas para a manutenção da ampliação da Estação Santa Quitéria, que passará a integrar as linhas alimentadoras à Rede de Transporte Integrado (RIT), ampliando o número de usuários beneficiados em deslocamentos metropolitanos e até o Centro da cidade.

Os participantes da reunião poderão ainda conhecer o projeto para a mudança do Eixo de Animação para o Parque Linear Arthur Bernardes, com ampliação dos benefícios ambientais. Um novo desenho orgânico das pistas compartilhadas entre pedestres e ciclistas vai preservar todas as árvores do interior do canteiro central. 

“Eliminamos os novos equipamentos de lazer e esporte e privilegiamos um paisagismo com soluções baseadas na natureza, usando jardins de chuva que ampliam a permeabilidade do solo e favorecem a biodiversidade local”, explica Marilza Dias, secretária municipal do Meio Ambiente. A infraestrutura atual será mantida e revitalizada.

A correção geométrica e a mudança de técnica construtiva permitiram ainda que menos árvores sejam impactadas com cortes, apenas 6,7% do total de 1.534 contabilizadas pelo inventário atualizado durante os estudos. “Teremos um ganho relevante também na compensação da taxa de impermeabilização, que foi reduzida pela metade com o novo traçado e será compensada em dobro pelo paisagismo específico para ampliar a infiltração da água”, explica Ana Jayme.