Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rumo à COP 30

Prefeitura de Curitiba participa do 1º Encontro de Cidades Verdes Resilientes em Brasília

Curitiba participa do 1º Encontro de Cidades Verdes Resilientes em Brasília. Foto: Divulgação

As soluções encontradas e a experiência de Curitiba em ser uma cidade sustentável fizeram parte do 1º Encontro de Cidades Verdes Resilientes, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, nos dias 27 e 28 de março.

O superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos, representou Curitiba e participou das discussões dos painéis com os programas desenvolvidos na capital paranaense. O evento foi promovido pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), das Cidades (MCid) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Curitiba é uma das poucas cidades brasileiras que possuem um Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima). A ampliação urgente dos planos climáticos é um grande desafio do governo federal.

“O encontro foi importante para trocarmos ideias e experiências sobre cidades resilientes e observarmos que Curitiba está na vanguarda desse processo. Além das diversas ações, projetos e programas de enfrentamento à crise climática, Curitiba está participando diretamente da construção do Plano Nacional de Arborização Urbana e tem sido referência nesse aspecto”, explicou Campos.

Prefeitura de Curitiba oferece 5.200 vagas para castração gratuita de cães e gatos em abrilReconstruído pela Prefeitura de Curitiba, Portal da Praça do Japão agora tem nova localizaçãoEduardo Pimentel sanciona lei que permite transporte de pets nos ônibus de Curitiba
O programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil novas árvores nos próximos quatro anos, também foi destacado pelo superintendente durante o encontro. Desde janeiro de 2025, a Prefeitura já plantou 50 mil novas árvores na cidade. 

Encontro nacional

Entre os objetivos do encontro estava apresentar o Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) a governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, setores produtivos e agências de financiamento, implementando a agenda de Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para a Ação Climática, conhecida como CHAMP, um esforço global para fortalecer a cooperação entre governos subnacionais e nacionais no planejamento, financiamento, implementação e monitoramento de estratégias climáticas. O Brasil é signatário do acordo desde junho de 2024.

O encontro também fortaleceu parcerias institucionais e ampliou ações concretas para a transição climática nos municípios brasileiros. As discussões das políticas públicas ambientais também serviram de preparação para a COP30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).