Parte da equipe técnica envolvida no Projeto Novo Inter 2 participou nesta terça-feira (17/12) da audiência pública convocada pela Câmara Municipal de Curitiba, em proposição dos vereadores Geórgia Pratis, Marcos Vieira, Professora Josete e Indiara Barbosa. Pela administração pública, compuseram a mesa o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias; e o coordenador geral da Unidade Técnica Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira.
Além das vereadoras Georgia Prates e Indiara Barbosa, também participaram da mesa diretiva Maria Telma Bussman e Verônica Rodrigues, representantes das comunidades dos entornos dos lotes de obra em execução, e a professora doutora Rosana Moreira da Rosa, do coletivo da Universidade Federal do Paraná. Entre as autoridades presentes, foram ainda registradas as presenças dos vereadores João da 5 Irmãos, Serginho do Posto e Hernani da Silva. Na plateia, moradores das áreas dos lotes em execução, principalmente dos bairros Santa Quitéria, Portão, Vila Izabel, Seminário, Mercês, Capão da Imbuia e Cajuru.
A audiência denominada “A obra do Novo Inter II e seu impacto na cidade de Curitiba” foi proposta pelos vereadores para atender a pedidos de esclarecimentos sobre questões ambientais e sociais do projeto. No total, 184 pessoas assinaram as listas de presença. O evento foi aberto pela vereadora Georgia Prates, que passou a palavra aos integrantes da mesa para exposição das principais questões – implantação de faixas exclusivas e binários, supressão de árvores, ampliação da estação da Santa Quitéria no Eixo de Animação da Arthur Bernardes e os impactos sociais e ambientais do projeto.
“O Projeto Inter 2 responde a um desafio crucial para a mobilidade urbana de Curitiba: oferecer transporte coletivo de qualidade para que o morador opte por deixar o carro em casa, usando uma frota elétrica para redução da emissão de poluentes e melhoria da qualidade do ar e outros efeitos alinhados à sustentabilidade”, explicou Jamur.
Estratégico
Com mais de 40 km de itinerário no sentido horário e anti-horário e impacto em 28 bairros em uma área de influência de 580 mil moradores, o Novo Inter 2 é um salto de inovação no sistema público de transporte coletivo de Curitiba. O projeto para a segunda maior linha de passageiros da cidade (Inter 2) recebe investimentos da ordem de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano Internacionais (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura para a requalificação de pavimentação, com nova drenagem, calçamento, iluminação e paisagismo, execução de faixas exclusivas/preferenciais para o transporte coletivo, além de estruturas de apoio viário em pontos estratégicos do percurso das linhas Inter 2 e Interbairros II.
A criação de faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte público tira o ônibus da competição com o sistema viário e dá mais eficiência ao deslocamento. Associado à mudança de matriz energética da frota, com adoção de veículos elétricos, torna-se um ativo fundamental para a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba, que será realizada em 2025.
Desde 2019, a Prefeitura de Curitiba vem divulgando as propostas para Ampliação da Velocidade e Capacidade da Linha Direta Inter 2. Antes mesmo da assinatura do contrato, foram realizadas quatro audiências públicas presenciais em outubro de 2019. Em 2022, uma consulta online permaneceu ativa por 60 dias e ouviu a opinião de mais de 2 mil pessoas de toda a cidade sobre o projeto.
Em outra fase de engajamento da comunidade, após as licitações das obras, são realizadas reuniões públicas com as comunidades das áreas dos lotes em execução para explicar os benefícios do projeto na região, obras previstas, prazos estimados e rotina dos serviços. Nesse contexto, no dia 21 de janeiro de 2025 está agendada uma reunião pública com a comunidade da região do lote 4, na divisa com Pinhais. O evento será no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, às 18h30.