Como parte das ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Secretaria Municipal da Educação (SME) promoveu, nesta terça-feira (22/8), diversas atividades de sensibilização sobre o tema no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro.
A iniciativa detalhou o trabalho promovido pelo Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da secretaria. O público encontrou gratuitamente atrações como esportes adaptados, jogos com os símbolos da acessibilidade, atividades com diferentes vivências, dinâmicas de aprendizado e a experiência com a cadeira de rodas.
“Viemos aqui para chamar a atenção do máximo de pessoas possível. O nosso objetivo é proporcionar informação, formação, experiências, conhecimento e vivências a respeito de um tema tão importante, que afeta toda a população”, explicou a diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel.
O espaço também incluiu explicações sobre os símbolos da acessibilidade. Um deles tem o cordão do quebra-cabeça, que remete ao autismo. Outro traz os girassóis, que simbolizam doenças e síndromes ocultas.
Gislaine explica que esse símbolo é importante por identificar pessoas com essas deficiências, que podem não ser reconhecidas facilmente.
Atrações
A principal atividade do evento foi a simulação com cadeira de rodas. Ela permite que a população tenha a experiência de subir em um ônibus utilizando uma cadeira. Marci Pacífico, de 45 anos, conta o que achou da atividade.
“Vi esse ônibus e sabia que era uma coisa especial. Eu fiquei bem nervosa, quando ocupamos o lugar do outro a gente sente na pele. Foi muito diferente”, conta Marci.
Outra atração foi a roleta, que, quando girada, trazia uma pergunta sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Regina de Oliveira, de 45 anos, aprovou.
“É muito importante saber mais sobre essas coisas que a gente só vê na internet. Aqui, eles me explicaram que é necessário ter paciência para falar com crianças com gagueira. Foi muito legal”, relata Regina.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida em agosto pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) desde 1963. O objetivo é garantir maior visibilidade às condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla.