Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ciclone extratropical

Prefeitura de Curitiba mobiliza equipes para atender ocorrências causadas pelos fortes ventos da madrugada

Equipes retiram restos de um eucalipto que caiu na esquina das ruas Eugênio Flor e Prosdocimo Lago no abranches. Curitiba, 13/07/2023. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Equipes da Prefeitura de Curitiba estão mobilizadas desde a madrugada desta quinta-feira (13/7) para atender as ocorrências causadas pelos fortes ventos das últimas horas devido ao ciclone extratropical. Segundo informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, foram registradas rajadas de ventos de 63 km/h (estação meteorológica do Simepar no Jardim das Américas) e a chuva acumulada até as 6h50 desta quinta-feira (13/7) foi de 11,2 mm. 

CLIQUE AQUI e tenha acesso a imagens do trabalho de retirada de uma árvore que caiu na Avenida Iguaçu.

O vendaval provocou a queda de árvores e galhos pela cidade e os bairros mais atingidos foram o Xaxim, Tarumã, Vila Izabel, Bacacheri, Batel, Cascatinha, Água Verde, Ganchinho, Hauer, Umbará, Santa Felicidade, Boqueirão, Tingui e Centro.

Equipes da gerência de Arborização, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão nas ruas para liberar as vias e retirar galhos e árvores que caíram com os fortes ventos. A Central 156 da Prefeitura registrou 110 solicitações de quedas de árvores pela cidade.

Ação Social

Apesar da chuva e ventos fortes que atingiram Curitiba, nenhuma família foi desabrigada na cidade. As equipes da Fundação de Ação Social (FAS), que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, permaneceram em alerta durante toda a noite para atendimento a ocorrências que exigissem o atendimento da assistência social, principalmente acolhimento.

A FAS registrou apenas o destelhamento de uma casa de passagem de pessoas em situação de rua, na Regional Cajuru, mas a ocorrência não exigiu a transferência dos acolhidos. O conserto da unidade será feito nesta quinta-feira (13/7).

Central 156

O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas e ventos deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site 156.curitiba.pr.gov.br ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).

A Prefeitura Municipal de Curitiba, as equipes da Guarda Municipal, servidores públicos e os agentes da Defesa Civil das Administrações Regionais permanecem em atenção a possíveis ocorrências que venham a ocorrer ao longo desta quinta-feira (13/7).

Em alta