Para tornar a cidade cada vez mais segura e acessível, a Prefeitura de Curitiba mantém ações contínuas na implantação e manutenção de passarelas e pontes. São estruturas que desempenham um papel fundamental na ligação de bairros e na melhoria do tráfego urbano. Somente neste ano, 70 pontes e passarelas passaram por melhorias.
Um exemplo desse trabalho acontece no bairro Campo de Santana, onde a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena a construção de uma nova passarela de concreto. A nova passagem liga as ruas Piá Lazari Bertoldi e Humberto Berltondi, proporcionando um caminho mais seguro e confortável até a Escola Municipal Helena Kolody.
A unidade atende a 1.010 crianças em turmas do ensino fundamental, e a passarela é crucial para garantir que elas possam acessar a escola sem correr riscos. Também serve como caminho para quem precisa chegar até o ponto de ônibus e ao Centro de Educação Infantil Dona Berta.
A antiga estrutura, feita de madeira, frequentemente precisava de manutenção devido a danos causados por vandalismo. As melhorias foram solicitadas por moradores à Central 156 de atendimento ao cidadão.
Ivonete Fernandes, diretora da escola, expressou sua satisfação com a nova passarela.
"Ficamos muito satisfeitos com essa atenção. Temos muitas crianças que vão embora sozinhas e era arriscado passar pela antiga passarela. Eles acabavam caminhando até a avenida movimentada, para cruzar o córrego. A nova passagem beneficia todos da região." avalia a diretora.
Izadora Rocha é mãe de Maria Alice, estudante da escola, e elogiou a nova passarela. "Mais segura, mais resistente, é uma tranquilidade saber que o caminho até a escola está melhor. É um benefício geral para as famílias."
Cidade Industrial
Na Rua Ciro Correia, no bairro Cidade Industrial, outra passarela de madeira foi substituída por uma nova de concreto, melhorando o acesso dos moradores à Unidade de Saúde Vitória Régia e ao Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, que atende 1.600 alunos.
A diretora do colégio, Amanda dos Santos, destacou que a melhoria será celebrada com uma intervenção artística em grafite na nova passarela.
Neste ano
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordenou a melhoria de mais de 70 pontes e passarelas somente neste ano. Desde 2017, 992 estruturas foram melhoradas, substituídas ou implantadas em Curitiba.
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, enfatizou a importância dessas intervenções: "Essas melhorias não apenas garantem deslocamentos mais seguros, mas também promovem um desenvolvimento urbano inovador na cidade e melhoram a qualidade de vida das pessoas."
Para solicitar os serviços
Para pedir a manutenção de pontes e passarelas, o cidadão pode ligar para o telefone 156, abrir um protocolo nas regionais administrativas da Prefeitura ou socilitar a um vereador. A coordenadoria de obras encaminha as demandas para avaliação da competência de execução do serviço solicitado.
Quando uma passarela ou ponte se encontra em situação precária, ela é interditada e sinalizada e uma empresa contratada via licitação é acionada para a intervenção.
Além das melhorias em pontes e passarelas, a Prefeitura investe em pavimentação, macrodrenagem e requalificação de espaços públicos. Todos esses esforços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).